Pela primeira vez, a rede municipal de ensino de Quissamã participa da Olimpíada de Português (OP), promovida pelo Instituto Philotimia. Nesta quarta-feira (22), 40 alunos do 8º e 9º anos da Escola Municipal Maria Ilka de Queirós e Almeida, no bairro de Santa Catarina, fizeram a prova da primeira fase da competição.
“Os alunos manifestaram um grande interesse em participar da competição, o que reflete o comprometimento deles com o aprendizado da língua portuguesa”, afirma a diretora pedagógica da Escola Maria Ilka, Ariana Ribeiro.
A Olimpíada de Português, idealizada por educadores e estudiosos, visa fortalecer a capacidade interpretativa e expressiva dos alunos, promovendo o uso padrão da Língua Portuguesa e a reflexão sobre seus aspectos linguísticos.
A competição ocorre em duas fases. A primeira, realizada em maio, compreende provas aplicadas nas escolas dos estudantes; a segunda, ocorre em polos de aplicação, exclusivamente para os mais bem classificados da primeira fase.
“Estamos entusiasmados em fazer parte desta iniciativa que valoriza a excelência no uso da Língua Portuguesa e incentiva o aprimoramento das habilidades linguísticas dos nossos estudantes”, destaca a secretária de Educação, Helena Lima.