Na manhã desta quinta-feira (13), cerca de 80 alunos do 4º e 5º ano da Escola Municipal Professora Maria de Lourdes de Castro Ribeiro, no Sítio Quissamã, tiveram uma experiência única ao mergulhar na cultura do carimbó. A atividade foi conduzida pelo grupo Oficina de Carimbó de Quissamã e faz parte do edital da Lei Aldir Blanc, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura, Patrimônio Histórico e Lazer (Secpla).
A apresentação marcou a primeira edição da Oficina de Carimbó em 2025, com a participação das artistas Lindsey Alves, Thaísa Barcelos, Joice Alves e Carol Moura.
“Fomos selecionados no edital do ano passado e estamos muito felizes em compartilhar nossa arte com as crianças. Além de ser um momento de diversão, é também uma oportunidade de aprendizado. Estamos aqui para apresentar e valorizar a diversidade cultural do nosso país”, destacou a fazedora de cultura Lindsey Alves.
Durante a oficina, os alunos conheceram a história do carimbó, suas vestimentas típicas e os instrumentos tradicionais, além de assistirem a uma apresentação especial do grupo. Para tornar a experiência ainda mais imersiva, foram distribuídas flores características da dança para alunos e professores.
A secretária de Educação, Helena Lima, ressaltou a importância de iniciativas como essa no ambiente escolar.
“É fundamental que nossos alunos tenham contato com diferentes expressões culturais. A apresentação do grupo Oficina de Carimbó foi uma excelente oportunidade para que eles aprendam, se encantem e valorizem a diversidade do nosso Brasil”, frisou a secretária.