Agricultura: Merenda escolar é tema de encontro com pequenos agricultores em Quissamã

Produtores da Agricultura Familiar de Quissamã participaram de um encontro, nesta quarta-feira (16), com o vice-prefeito e secretário de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca, Marcelo Batista. O objetivo foi traçar as metas e o planejamento para o fornecimento de gêneros que serão destinados à merenda escolar da Rede Pública Municipal de Ensino, com base nas diretrizes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
Em parceria com a Secretaria municipal de Educação foram entregues, no último ano, 3.430 kits da merenda escolar, com itens variados; um importante reforço na alimentação dos alunos. “A agricultura familiar agrega imensamente na merenda escolar. Melhorar a qualidade nutricional dos alunos, e aumentar as possibilidades de aprendizagem dos nossos pequenos”, avaliou a secretária de Educação Helena Lima.
Luiz Cláudio da Silva, agricultor, que em 2021 plantou batata-doce, feijão, cenoura e aipim, falou a respeito da parceria com a Prefeitura de Quissamã. “O suporte oferecido e a certeza da destinação da produção são fatores que oferecem segurança para os pequenos produtores”, disse.
Marcelo Batista abordou o trabalho de apoio da secretaria. “Os agricultores são atendidos pela Patrulha Agrícola, visitação técnica, preparo, fortalecimento e manejo do solo. A equipe da secretaria está empenhada em desenvolver esse trabalho tão relevante junto aos produtores rurais. Isso resulta em produtos de qualidade na mesa dos nossos alunos”, enfatizou o vice-prefeito.