Ações voltadas à saúde bucal são levadas ao Centrinho

Na sequência das ações de promoção da saúde bucal, a equipe da Coordenação de Odontologia do município participou, na manhã desta terça-feira (9), de uma reunião com pais dos alunos atendidos no Centro de Atendimento Educacional Especializado de Quissamã (CAEEQ). Na oportunidade, a dentista Juliana Brito e o coordenador de Saúde Bucal, Mateus de Souza Lima, detalharam o serviço oferecido na rede às crianças e adolescentes com distúrbios neurológicos. A atividade contou ainda com a presença do coordenador da Saúde do Escolar, Júlio César Pereira.
Após o bate-papo, foi realizado o agendamento das consultas dos alunos para avaliação. “Nosso objetivo é oferecer mais qualidade de vida e de tratamento a esse público e salientar aos pais sobre a importância da continuação dos cuidados com a saúde bucal. O trabalho preventivo e de manutenção deve ser contínuo em casa, através da escova com as técnicas corretas, o uso do flúor e fio dental, diminuição do açúcar nos alimentos, entre outros cuidados, pois a odontologia não se faz de seis em seis meses, e sim todos os dias”, disse a dentista, acrescentando que todos os pacientes serão atendidos, porém será dada prioridades para os que já vêm se queixando de incômodo.
Mateus Lima destacou a importância do programa. “É uma iniciativa que já vinha sendo realizada no município desde o final de 2018´, com a proposta de atender esse público, que muitas vezes precisa de um suporte além do que é oferecido no ambulatório. O objetivo é dar maior atenção ao atendimento odontológico realizado em crianças com distúrbios neurológicos. Por meio dessa ação, os pacientes são encaminhados ao centro cirúrgico do hospital municipal, onde são sedados para receber o devido tratamento e temos também outra profissional que faz os atendimentos ambulatoriais”, explicou.
Os pais também conheceram de perto os equipamentos utilizados na realização dos procedimentos. “Temos todo um suporte para atender nossos pacientes da melhor forma. Nossa equipe conta ainda com um profissional buco-maxilo-facial fazendo cirurgias no centro cirúrgico”, ressaltou o coordenador.
“É uma iniciativa valiosa que tem como principal objetivo atender nossas crianças e adolescentes com a finalidade de fomentar os cuidados coma saúde bucal”, enfatizou a diretora do CAEEQ, Gabriela Vasconcelos.
O coordenador da Saúde do Escolar, Júlio César Ribeiro, pontuou a dinâmica e a integração entre a família, escola e saúde. “Com trabalho em rede, nossa proposta é ampliar o atendimento aos nossos alunos. Isso faz a diferença e propicia melhoria na qualidade de vida”, disse.
O município também oferece atendimento com odontopediatra para crianças que necessitarem do serviço. O trabalho é realizado no Centro de Saúde Benedito Pinto das Chagas e consiste em tratamento restaurador e ações de prevenção da saúde bucal.
A Campanha de Saúde Bucal vai percorrer todas as unidades da rede municipal de ensino. Na segunda-feira (8), a ação foi iniciada na Escola Municipal Ignácio Hugo de Souza, na Penha, com escovação, aplicação de flúor e orientação de higiene oral com as crianças, além da distribuição de um kit para cada estudante.