O município de Quissamã teve sua representação no III Seminário “Por uma Educação Antirracista: Consolidando Práticas e Proposições por uma Educação para as Relações Étnico-Sociais”, realizado no Centro Cultural João Nogueira, no Méier, Rio de Janeiro, nesta quinta-feira (21). O evento, promovido pela Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro e pelo Instituto Identidades do Brasil, teve como objetivo fortalecer práticas educacionais que promovam a inclusão, combatam o racismo e celebrem a diversidade cultural nas escolas.
A cidade de Quissamã foi representada pela Professora Orientadora da Escola Municipal Felizarda Maria Conceição de Azevedo, Driele dos Santos Almeida, que compartilhou sua visão sobre a importância de ações concretas para uma educação antirracista.
“A participação de Quissamã neste seminário reforça nosso compromisso com a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. A educação é um dos principais instrumentos para a transformação das relações sociais, e por isso, precisamos garantir que ela seja inclusiva, respeitosa e atenta às questões étnico-raciais”, afirmou Driele.
O seminário também foi marcado pela troca de experiências sobre estratégias pedagógicas, políticas públicas e ações que promovam a equidade nas escolas. Além de debater práticas inclusivas, o evento discutiu como preparar educadores para lidar com questões de racismo e discriminação no ambiente escolar.
A secretária de Educação Helena Lima destacou a importância do seminário para o fortalecimento das políticas públicas educacionais do município.
“Quissamã tem se empenhado ativamente na implementação de Políticas Públicas que combatem o racismo e promovem a igualdade racial, e nossa participação nesse evento é um reflexo do nosso trabalho contínuo nesse sentido. O seminário proporciona um espaço para trocarmos experiências e aprimorarmos nossas práticas, sempre com o objetivo de garantir uma educação de qualidade para todos, integrando as culturas afro-brasileira, africana e indígena”, afirmou a secretária.
Em novembro do ano passado, Quissamã deu um importante passo ao assinar o Pacto de Combate ao Racismo e Promoção da Igualdade Racial, por meio da Rede de Cidades Antirracistas. Além disso, o município lançou, em maio deste ano, o Projeto Escola Antirracista Quissamã, que visa fomentar o debate sobre relações étnico-raciais nas escolas da cidade, com a realização de rodas de conversa, palestras e oficinas para alunos da Educação Infantil ao 9º ano, além de Formação Continuado aos Professores.
Com essas iniciativas, Quissamã segue avançando na implementação de ações que visam transformar a educação local em uma ferramenta de combate às desigualdades sociais e raciais, promovendo uma sociedade mais justa e igualitária.