Saúde de Quissamã apresenta balanço do terceiro quadrimestre de 2023 na Câmara

A Prefeitura de Quissamã, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta quinta-feira (29) a apresentação da prestação de contas referente ao terceiro quadrimestre de 2023 na Câmara dos Vereadores. O relatório é uma ferramenta que garante a transparência das atividades realizadas pela Secretaria, e detalha o monitoramento dos resultados alcançados entre setembro e dezembro.

A condução da apresentação foi realizada pela Secretária de Saúde, Milena Viana, pela Coordenadora de Planejamento e Gestão em Saúde, Delba Barros, e pela Assessora Executiva do Fundo Municipal de Saúde, Fernanda Barcelos. A mesa diretora contou ainda com a presença da Subsecretária de Saúde, Sabrine Pereira, dos vereadores Fábio Castro, Aílson Barreto (presidente da Comissão de Saúde da Câmara), Mazinho Batista (vice-presidente da Comissão), Janderson Barreto, além da presidente do Conselho Municipal de Saúde, Luciana da Silva.

Durante a apresentação, Delba destacou o montante e fonte de recursos aplicados na saúde, que somaram R$44 milhões em investimentos no período. Somente em exames, o laboratório municipal registrou 99,7 mil realizados entre setembro e dezembro, para cerca de 10 mil usuários. Outro ponto destacado foi o alto número de faltas em consultas, cerca de 4,4 mil, sendo aproximadamente 830 saúde mental, 3 mil no Centro de Saúde e cerca de 530 na rede conveniada.

Os procedimentos de alta complexidade foram garantidos devido ao compromisso do município e da parceria com a Secretaria de Estado de Saúde. No Hospital Municipal Mariana Maria de Jesus (HMMMJ), houve um aumento significativo de atendimentos, ponto positivo em virtude ao aumento da oferta de serviços, entre eles cirurgias gerais, dermatológicas, de catarata, além de pequenas cirurgias. Na emergência adulta, foram 100 mil procedimentos realizados no hospital, um aumento de 6,6% em relação ao período anterior. Ainda na unidade, foram 3,5 mil atendimentos na emergência pediátrica. A Unidade Emergencial Mário Barros Wagner, em Barra do Furado, registrou 16 mil procedimentos, 460 para população de municípios vizinhos.

O padrão de oferta de atendimentos e procedimentos na Atenção Primária à Saúde do Município garantiu o município em 1º lugar no Previne Brasil. No período mais recente, de setembro a dezembro de 2023, o município obteve um Índice Sintético Final (ISF) de 8,19, superando novamente os sete municípios da região Norte. No período, o Centro de Saúde realizou 8,2 mil consultas médicas em 25 especialidades e 5,5 mil procedimentos ambulatoriais de enfermagem

Houve ampliação do tratamento de artrose no Centro de Saúde, aumento do número de ultrassonografia para mulheres, através do mutirão de Outubro Rosa, além do mutirão de ultrassonografia para pacientes homens no Novembro Azul.

A Secretária destacou o trabalho realizado diariamente pela equipe, enfatizando a dedicação ao serviço público e à população. “Os funcionários se dedicam o tempo inteiro ao trabalho para que sempre possam entregar o melhor para os usuários. A intersetorialidade é a diferença na oferta dos serviços e prevenção de doenças, sempre no acompanhamento constante os números, buscando planejar intervenções eficientes e resolutivas”, comentou Milena.

Os prêmios conquistados no período traduzem os números e as ações desenvolvidas. Entre eles, Prêmio na V Mostra de Experiências de Alimentação e Nutrição do Sistema Único de Saúde/SUS em Maceió-AL no XXVII Congresso Brasileiro de Nutrição – CONBRAN; 1º lugar na Categoria Saúde Coletiva-Aleitamento Materno no 31º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia e 12º Congresso Internacional de Fonoaudiologia; Prêmio Band Cidades Excelentes na categoria Saúde e Bem-Estar; Certificado de Honra ao Mérito pelo desempenho no Programa de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde – PQA/VSE; e Experiência de Quissamã no PROTEJA selecionada para livro digital.

Ao final da audiência, foi apresentado um vídeo com depoimentos de usuários ressaltando a qualidade dos atendimentos da rede municipal de saúde.