O município de Quissamã conta com ações integradas das forças de segurança na rede de proteção e combate à violência contra a mulher, e a Patrulha Maria da Penha (PMP), um importante elo neste serviço, vai completar três anos de atuação nesta sexta-feira (21). A celebração acontece a partir das 8h, no Centro Cultural Sobradinho, com uma vasta programação aberta ao público e com a presença de agentes das Guardas Municipais de cidades próximas.
Quissamã possui uma rede de proteção consolidada, marcada pelo pioneirismo na região com a implantação de equipamentos importantes no enfrentamento à violência contra a mulher, conforme preconiza a Lei Maria da Penha – lei 11.340/2006.
A partir do início de suas atividades, a Patrulha Maria da Penha realizou cerca de 540 atendimentos a chamados de emergência, com o registro de 420 ocorrências; e atualmente 55 mulheres recebem assistência da PMP.
“Ao celebrar três anos de atuação, a Patrulha Maria da Penha reafirma o seu compromisso com os quissamaenses de atuar na conscientização e enfrentamento à violência contra a mulher ” destacou a Guarda Civil Municipal e supervisora da PMP Neide Cruz.
Desde 2019 foram implementados em Quissamã; o Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam); a Sala Girassol, na 130ª Delegacia de Polícia; o Núcleo de Atendimento ao Homem (Neah); e a Patrulha Maria da Penha, que é ligada à Guarda Civil Municipal e suporte da Secretaria de Segurança Pública e Trânsito.
Programação dos três anos de Aniversario Patrulha Maria da Penha
8h às 8h50 Credenciamento e café da manhã
9h Cerimônia de Abertura
9h20 – Apresentação com Laila Danielle Pessanha Bastos, Coordenadora da PMP de Macaé.
9h30 – Palestra com o tema “ Trabalho em Conjunto” com a Supervisora da PMP Quissamã Neide Maria, a Coordenadora de Caem Quissamã Nagila Oliveira dos santos e o Coordenador do NEAH, Joilson Gomes Junior
10h30 – Palestra a Major Bianca Neves PMERJ
11h30 – Criação da Lei Municipal, abordagens do Corregedor da Guarda Civil Municipal de Quissamã, Cláudio Pimentel e do Vereador de Quissamã Janderson Barreto.
12h – Intervalo para almoço
14h- Peça Teatral As Rosas Falam Direção e Texto: Leize Maciel
14h40- Palestra Carla Tavares Delegada da Deam São Gonçalo
15h40 – Considerações Finais.