Volta Ciclística será destaque na comemoração dos 30 anos de Quissamã

A comemoração dos 30 anos de emancipação político-administrativa de Quissamã será aberta nesta quinta-feira (6) com a Exposição Fotográfica “Cidade da Gente”. Entre as atrações da programação, o esporte também terá destaque. No próximo final de semana, por exemplo, será realizada a 5ª Volta Ciclística, uma parceria entre a Associação dos Ciclistas de Quissamã (ACQ) e a Prefeitura, por meio da Coordenação de Esporte e Juventude. O evento terá provas de 65 e 45 km e ainda Pedal Kids (Voltinha Ciclística), e já conta com mais de 500 inscritos pela internet, de mais de 20 cidades do Estado.
Os participantes receberão um kit completo, com camisa, medalha personalizada, numeral, garrafa de água e sacola, tendo direito ainda a café da manhã e almoço. Para os que chegarem no domingo, as inscrições não incluirão a camisa. O início das atividades será no sábado (8), quando o Parque de Exposições estará aberto, a partir das 13h, para receber os inscritos e toda a população, com estandes de venda de vestuários, acessórios e bikes. No local, haverá um festival gastronômico, com comida de rua e cervejas artesanais, além de parque infantil e feira de artesanato.
Às 15h, terá início a 2ª Voltinha Ciclística ou Pedal Kids, como é mais conhecida, que já tem mais de 100 inscritos, para a criançada começar a tomar gosto pelo esporte. A partir das 19h, a organização começará a entregar os kits aos participantes e, às 20h, todos poderão dançar e se divertir ao som da Banda Segredo de Estado.
No domingo (9), a partir das 6h, está prevista a entrega dos kits para quem não retirou na noite anterior e novas inscrições, sendo que essas não contarão com a camisa do evento. No mesmo horário terá início o café da manhã para os participantes. Às 8h, será dada a largada oficial da 5ª Volta Ciclística 2019, para os percursos Elite, de 65 Km, e o Reduzido, de 45 Km. O trajeto passará pela Penha, Imbiú, Morrinhos, Pindobas, Morro Alto, Alto Grande e Centro.
“A região de maior dificuldade técnica será a localidade de Pindobas, onde o trajeto inclui algumas propriedades rurais com terreno mais acidentado e com maior grau de elevação. Nessa parte terá o seguimento premiado, onde acontece o desafio do strava. Serão premiados os cinco primeiros colocados nas categorias geral, masculino e feminino”, destacou Leandro Machado, presidente da ACQ.
Além de toda a estrutura para o evento, a 5ª Volta Ciclística terá apoio das equipes da Coordenadoria de Esportes, da Guarda Municipal, Defesa Civil e Saúde (ambulância com equipe de pronto atendimento). Serão dois postos de hidratação fixos e dois móveis. Dentro do Parque, será montado um espaço onde um massagista e profissionais de Saúde darão suporte a atletas e participantes. A chegada dos competidores e o almoço serão animados com show da Banda Rock +.
“A Volta Ciclística é um evento tradicional no aniversário da cidade. A organização fica por conta da ACQ e entramos com guarda-corpo, tenda e pontos de hidratação, com suporte dos profissionais de nossa equipe. A quinta edição promete ser um sucesso, como o registrado nos anos anteriores”, frisou a coordenadora de Esporte e Juventude, Ísis Chagas.