Viver Quissamã é lançado com proposta de uma nova experiência no turismo

Proporcionar uma nova experiência na área do turismo em Quissamã é a proposta do programa “Viver Quissamã”, lançado na tarde desta sexta-feira (11), em live nas redes sociais da Prefeitura de Quissamã. O programa foi tema de roda de conversa que colocou o quissamaense como protagonista do processo para a retomada do turismo, importante ferramenta de desenvolvimento, geração de emprego e renda em especial no período de pós-pandemia. O lançamento faz parte da programação de 32 anos de emancipação político-administrativa de Quissamã.
O tema foi debatido pela prefeita Fátima Pacheco; o vice-prefeito, Marcelo Batista; o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Arnaldo Mattoso; o presidente do Conselho de Desenvolvimento do Turismo da Costa do Sol (Condetur) e da Federação de Convention & Visitors Bureau do Estado do Rio de Janeiro, Marcos Navega; e a turismóloga da Prefeitura de Quissamã, Danielle Faya.
– Quissamã tem um grande potencial turístico. Por parte do governo, esse setor terá total apoio entendendo que é um vetor de desenvolvimento, geração de emprego e renda, uma alternativa de crescimento para Quissamã. Vamos apoiar com recursos próprios ou buscar recursos em Brasília – destacou Fátima Pacheco. “O nosso município tem grande potencial e queremos oportunizar isso aos munícipes”, completou Marcelo Batista.
O secretário Arnaldo Matoso destacou que primeiramente o turismo será trabalhado com os moradores da cidade. Uma das primeiras ações do “Viver Quissamã” é uma parceria com a Secretaria de Educação para capacitar os professores da rede municipal de ensino.
– Pensar o turismo de forma responsável significa sensibilizar os atores locais, envolvidos direta ou indiretamente, mostrando sua importância e potencial para impulsionar a economia do nosso município. Estimular um novo olhar sobre a história e lugares da cidade, aquele olhar que muita das vezes perdemos com a rotina. O quissamaense vivenciando, sentindo a sua cidade, ele será o maior divulgador dela – frisou o secretário Arnaldo Mattoso que também é vice-presidente do Condetur.
O presidente do Condetur, Marcos Navega, frisou que Quissamã já deu um grande passo para a implantação do turismo rural e destacou que a iniciativa privada e poder público devem estar alinhados.
– O turismo é privado, o poder público tem que cuidar da estrutura da cidade, não tem que comprar terreno para construir hotel. Isso é com o empresário. Mas nada como a iniciativa privada contar com o apoio do poder público, mostrando a cidade em feiras. Hoje, vejo Quissamã com uma vontade enorme no poder público e essa vontade tem que contagiar a iniciativa privada – ressaltou Navega.
A turismóloga Danielle Faya, responsável pelo “Viver Quissamã”, anunciou que o programa já está na rede social, informando as suas principais atividades.