Rua Conde de Araruama, 425 – Centro Quissamã – RJ – Cep: 28.735-000

Secretarias

Nota Fiscal

Transparência

Diário Oficial

Serviços

Ouvidoria e E-sic

Vigilância Sanitária de Quissamã recebe palestra sobre influenza aviária

A influenza aviária foi tema de palestra realizada nesta quarta-feira (19) para profissionais da Vigilância Sanitária de Quissamã. O Chefe do Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba, Marcelo Pessanha, apresentou informações técnicas sobre a doença, métodos de monitoramento e controle, impacto, entre outras.

O Parque Nacional é um importante ponto de aves migratórias de todo Estado e engloba áreas dos municípios de Macaé, Carapebus e Quissamã. “Estamos com monitoramento diário de 45km de praia, de Flecheiras até Lagoa de Carapebus. A gente precisa colocar a gripe aviária no mapa e estarmos sempre preparados para emergências”, disse Marcelo.

É uma infecção contagiosa das aves que se apresenta inicialmente com sintomas respiratórios leves e pode matar em até 24 horas. O vírus da gripe aviária é transmitido pela ingestão ou inalação do vírus presente nas fezes e secreções (corrimento nasal, espirro, tosse) das aves infectadas.

Entre os principais sintomas nas aves, assim como a humana, os vírus da gripe aviária causam nas aves problemas respiratórios, como tosse, espirros, corrimento nasal, fraqueza, falta de ar, complicações respiratórias, como a pneumonia, e falta de apetite. Podem ocorrer diarreia e sede excessiva.

Galeria de Fotos

cadastro enviado com sucesso

Seu Cadastro foi enviado com sucesso e será analisado por nossa equipe.