Rua Conde de Araruama, 425 – Centro Quissamã – RJ – Cep: 28.735-000

Secretarias

Nota Fiscal

Transparência

Diário Oficial

Serviços

Ouvidoria e E-sic

Tempo Agora

  • Home
  • Vigilância em Saúde vai vacinar cães e gatos no próximo sábado

Vigilância em Saúde vai vacinar cães e gatos no próximo sábado

No próximo sábado (7), a Vigilância em Saúde de Quissamã estará na campanha estadual de Vacinação Antirrábica Animal, com objetivo de imunizar cães e gatos contra a raiva. A realização do Dia D acontecerá nas Unidades de Saúde de Família (USF) do Centro, Carmo, Matias e Caxias, na própria Vigilância em Saúde, no parque de exposição, e na Escola Municipal Professora Maria de Lourdes de Castro Ribeiro, no Sítio Quissamã. O atendimento será das 8h às 17h.
Segundo o coordenador de Vigilância em Saúde, Leonardo Chagas, é importante que todos os animais sejam vacinados para que seja mantida a estatística de nenhum caso registrado na cidade, como vem acontecendo há mais de 10 anos. “Pedimos aos responsáveis que não permitam que crianças conduzam os animais. É uma pedida que garante mais segurança a todos”, frisou.
Leonardo recomendou ainda que na hora da vacinação os cães estejam com coleira e guia. Os gatos devem estar em caixas de transporte apropriadas ou mesmo em um saco. Os animais com temperamento agressivo devem estar com focinheira.
De acordo com as autoridades de Saúde, sintomas como dor no local vacinado, febre e comportamento mais quieto podem ocorrer até 36 horas após a aplicação da dose. Todas as vacinas foram repassadas pelo Ministério da Saúde.
A raiva é uma doença que compromete o sistema nervoso do homem, sendo incurável e com índice de letalidade próximo a 100%. É uma zoonose viral e todos os mamíferos estão suscetíveis ao vírus, podendo transmiti-lo. Cães, gatos e morcegos são os principais transmissores. A vacina é a única maneira de controlar a doença. Quem for mordido por um animal contaminado deve lavar o local machucado com água e sabão e procurar a unidade de saúde mais próxima.

Galeria de Fotos

cadastro enviado com sucesso

Seu Cadastro foi enviado com sucesso e será analisado por nossa equipe.