Vigilância em Saúde reforça campanha contra ao mosquito Aedes aegypti

A Prefeitura Municipal de Quissamã, por meio da Vigilância em Saúde, participou nesta terça-feira (30), da ação realizada na Praça Jardim Mário Moreira da Silva e deu início as atividades referentes à campanha de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, Chikungunya e Zika.
Considerando o período do ano que é propício a proliferação do mosquito Aedes aegypti, em função do aumento da temperatura e as constantes chuvas, a equipe da vigilância realizou a distribuição de panfletos, com abordagem aos transeuntes na Rua Visconde de Quissamã e na Avenida Barão de Vila Franca, além de afixar cartazes com objetivo de conscientizar a população sobre a importância de manter as ações preventivas.
O coordenador da Vigilância em Saúde, Leonardo Barcelos, falou sobre a necessidade de fiscalizar os logradouros públicos, comércios e casas.
– Mesmo durante a pandemia pela qual estamos passando não podemos descuidar do combate às arboviroses. É fundamental verificar o quintal e o interior das residências pelo menos uma vez por semana para identificação e eliminação de possíveis criadouros do mosquito, afirmou Leonardo.
Latas, garrafas, potes, pneus devem ser colocados para coleta de lixo em sacos fechados ou ser armazenados secos e em locais protegidos da chuva. Pratinhos de planta devem ser eliminados ou cheios de areia até a borda para evitar o acúmulo de água. Calhas devem ser mantidas sempre limpas e niveladas, reservatórios de água devem ser vedados, piscinas mantidas limpas e brinquedos de crianças guardados em local coberto.
Leonardo ressalta que somente com o esforço conjunto da Prefeitura Municipal de Quissamã e da população, será possível manter sob controle o Aedes aegypti. As Unidades de Saúde de Família – USF de Barra do Furado e de Machadinha, também realizaram ações sobre a arbovirose na manhã desta terça-feira (30).