Rua Conde de Araruama, 425 – Centro Quissamã – RJ – Cep: 28.735-000

Secretarias

Nota Fiscal

Transparência

Diário Oficial

Serviços

Ouvidoria e E-sic

Tempo Agora

  • Home
  • Vigilância em Saúde percorre USF`s durante a semana falando sobre arbovirose

Vigilância em Saúde percorre USF`s durante a semana falando sobre arbovirose

A Vigilância em Saúde, em função das fortes chuvas que estão ocorrendo no município, resolveu intensificar as atividades referentes à prevenção da arbovirose. No decorrer desta semana, as Unidades de Saúde da Família – USF do Mathias, Carmo e Santa Catarina receberam a visita do Agente de Combate às Endemias – ACE, para falar sobre o tema.
Visando o controle nos casos de arboviroses, principalmente Dengue, Zika vírus e febre Chikungunya, as palestras têm o intuito de informar sobre as doenças, explicando como diferenciar os sintomas causados tanto por elas, quanto pelo Covid-19, e reforçando também os devidos cuidados individuais para evitar a proliferação do mosquito transmissor Aedes Aegypti.
José Antônio Braga, ACE, deu dicas de como cuidar da casa e assim, proteger a família.
– As equipes seguem orientando os moradores que esse trabalho precisa ter a seu favor o esforço de cada cidadão em se manter alerta dentro da própria residência, para descartar os recipientes que possam acumular água, eliminando o risco de transmissão dessas arboviroses transmitidas pelo mesmo mosquito.
Transmitidas pelo Aedes aegypti, os sintomas dessas três arboviroses são muito semelhantes e caracterizam-se por serem doenças febris agudas. O que muda é a intensidade de cada sintoma. A dor de cabeça costuma ser mais intensa na dengue, enquanto a dor nas articulações é mais intensa na febre Chikungunya e o Zika vírus muitas vezes é assintomático.
Vale ressaltar, que a Unidade de Saúde da Família – USF de Caxias, receberá na tarde desta quinta-feira (09), a mesma atividade sobre a prevenção da arbovirose.

Galeria de Fotos

cadastro enviado com sucesso

Seu Cadastro foi enviado com sucesso e será analisado por nossa equipe.