Valorização da história: Prefeitura prepara reforma do Museu Casa Quissamã

A preservação cultural é fundamental para um município que zela pelas suas tradições históricas. E com esse objetivo, a Prefeitura de Quissamã vai reformar o Museu Casa Quissamã, um dos principais pontos culturais e turísticos da cidade. Nos últimos meses, as Secretarias de Cultura e Lazer e Obras, Serviços Públicos e Urbanismo confeccionaram o projeto de reforma do casarão, que foi construído em 1826. O processo de licitação foi publicado na edição desta quarta-feira (24) no Diário Oficial do Município (Veja AQUI). A ideia é fortalecer os setores cultural e turístico, principalmente visando o período de pós-pandemia.
Conhecido popularmente por “Casa Rosa”, o Museu Casa Quissamã foi residência do primeiro Visconde de Araruama e, posteriormente, de seu filho, o Visconde de Quissamã. No início da sua história, a então Fazenda Quissamã hospedou figuras ilustres como o Imperador D. Pedro II, Princesa Isabel e Duque de Caxias. Paralelo à obra do casarão, a área externa também vai receber o projeto Parque da Cidade, com a construção de uma pista de caminhada e um estacionamento para receber os visitantes.
— Temos a missão de preservar as raízes culturais de Quissamã, um município com uma história muito rica que atrai turistas, pesquisadores e estudantes de diversas cidades e estados do Brasil. Vamos iniciar a obra do Museu Casa Quissamã, mas também estamos realizando projetos para os outros equipamentos culturais da cidade, como Sobradinho e Complexo Histórico Cultural Fazenda Machadinha — disse a secretária de Cultura e Lazer, Kitiely Freitas.
Para exemplificar as ações para a preservação histórica, a secretária de Cultura e Lazer cita o diálogo com o Instituto Estadual do Patrimônio Artístico e Cultural (Inepac), que está passando orientações técnicas para o serviço de restauração da Capela de Nossa Senhora do Patrocínio, no Complexo Histórico Cultural Fazenda Machadinha. Nesta semana, a Prefeitura recebeu um relatório feito pelo Inepac para dar continuidade à obra.