Vale Livro: benefício da Prefeitura tem auxiliado alunos no incentivo à leitura

Para os mais de 4 mil estudantes da rede municipal de ensino de Quissamã, a Feira Literária de Quissamã (Fliq) conta com outro grande aliado à leitura. Além de palestras, oficinas, rodas de conversa, entre outros, os alunos podem adquirir livros de sua escolha, através do Vale Livro, no valor de R$70.

Com o Vale Livro, os alunos regularmente matriculados na rede pública municipal, além de professores e profissionais em exercício na Secretaria Municipal de Educação, tem direito a um vale de até R$120,00, sendo R$70 para alunos e R$120 para professores e profissionais.

Os alunos têm à disposição livros de diferentes gêneros, temas e estilos para compra e também podem participar de diversas atividades. Entre elas, shows, teatro, dança, música, artes visuais, atividades circenses, oficinas de turbantes, tranças, dobraduras e tendas culturais.

A pequena Alexia Dutra, de 9 anos, aluna da Escola Municipal Tânia Regina Paula, já aproveitou o Vale Livro. “Eu adorei a Fliq. Os livros que comprei são muito bacanas. Vim com a excursão da escola e estou aqui brincando”, contou.

O diretor da Escola Municipal Felizarda Maria de Azevedo, Allan Alves, acompanhou o segundo grupo de alunos para a Fliq nesta sexta-feira (4). Todos também já adquiriram livros. “Estamos muitos satisfeitos em estar aqui na Feira. Já trouxemos os nossos alunos no primeiro dia, fizeram a compras dos livros e eles estão muito felizes em adquirir. E hoje estamos aproveitando ainda mais o que a Feira pode nos proporcionar”, disse.

O Vice-presidente da Associação Brasileira de Difusão do Livro (ABDL), Roberto Leal, ressaltou o trabalho da Prefeitura com o evento e destacou a importância dos alunos terem oportunidade de levar para casa livros da sua escolha.

“Só tenho que parabenizar a Prefeitura pelo olhar sensível. O que estamos vendo aqui deveria ser multiplicado pelo Brasil todo. Muito prazeroso ver essas crianças levando para casa livros de qualidade, formando sua biblioteca pessoal que vai contemplar sua família. Muitos deles não teriam oportunidade de montar uma biblioteca na sua casa, então o que a Prefeitura vem fazendo aqui é o exercício da cidadania”, opinou.

Evento acontece na Praça Brigadeiro José Caetano entre os dias 3 e 6 de novembro. Promovido pela Prefeitura, através da Secretaria de Educação, conta com mais de 60 atrações, totalizando cerca de 90 horas de atividades.