Secretarias

Nota Fiscal

Transparência

Diário Oficial

Serviços

IPMQ

Vacinação contra HPV, meningite e gripe acontece durante todo o dia nos PSFs

Todos os postos do PSF, localizados nos bairros de Quissamã estarão abertos neste sábado (1º) das 8h às 15h, para vacinação de HPV e Meningite. O público alvo são meninos de 11 a 14 anos, 11 meses e 29 dias, e meninas de 9 a 14 anos, 11 meses e 29 dias. A população idosa que também não se imunizou contra a gripe está sendo vacinada durante todo o dia. A vacinação se estenderá durante toda a semana.
O HPV é um vírus que atinge a pele e as mucosas, podendo causar verrugas ou lesões precursoras de câncer, como o câncer de colo de útero, garganta ou ânus. O nome HPV é uma sigla inglesa para “Papiloma vírus humana” e cada tipo de HPV pode causar verrugas em diferentes partes do corpo.
A meningite é uma doença caracterizada pela inflamação das meninges, membranas que envolvem o encéfalo (parte do cérebro). Ela pode ser viral, fúngica ou bacteriana e atinge principalmente crianças entre 0 a 5 anos, as bacterianas e virais são as mais rigorosas e podem causar paralisia. Para cada um dos tipos de meningite há sintomas e tratamento específico, ela é uma doença não contagiosa e tem vacina prevista no calendário de vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS).
A vacina contra a gripe é o único meio que temos para evitar essa doença. No Brasil, ela é atualizada a cada dois anos. A imunização tem validade, em média, durante um ano, contra os tipos de vírus com os quais foram preparadas as vacinas que estão sendo aplicadas.

Galeria de Fotos