Vacinação contra febre aftosa: prazo final da segunda etapa de imunização em 30 de novembro

A segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa no Estado do Rio de Janeiro teve início no dia 1º desse mês, e a secretaria de municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca de Quissamã faz um alerta aos pecuaristas para o prazo final da imunização, no dia 30 de novembro. Nesta etapa deverão ser vacinados os bovídeos jovens (bovinos e bubalinos) com idade inferior a 24 meses.
A prefeitura de Quissamã, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca faz a doação das vacinas para o pequeno produtor que possua um rebanho de até 100 cabeças. A distribuição das vacinas acontece no Posto Municipal de Defesa Agropecuária (Parque de Exposições), e o produtor deve levar um isopor térmico para a retirada.
O Município tem um rebanho de 48.493 bovinos, e de acordo com o vice prefeito e secretário de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca, Marcelo Batista, a meta é vacinar um total de 16.804 animais jovens, de até dois anos (24 meses) de idade, contra a febre aftosa, visto que essa campanha de novembro não é obrigatória para animais adultos (acima de 24 meses). ‘O pecuarista deve garantir a saúde do seu rebanho e estar atento ao prazo final, ressaltou Marcelo Batista.
A vacinação é obrigatória e quem deixar de vacinar e de comunicar a vacinação, estará sujeito a multas e proibição de comercialização de seus produtos. Os criadores podem entrar em contato com o Posto Municipal de Defesa Agropecuária, por meio do cel: (22) 99984-3193 para informações complementares.