Vacinação contra Aftosa atinge meta com empenho do criador

Noventa por cento do rebanho bovino de Quissamã, hoje estimado em 41.746 animais, foram vacinados durante a Campanha Nacional Contra a Febre Aftosa. Nessa primeira etapa, realizada em maio último, o Posto Municipal de Defesa Agropecuária do Estado comemora o percentual de 11% de aumento, ou seja, de 37.571 cabeças em relação ao alcançado no mesmo período de 2016, que registrou 79%. O crescimento do índice de cobertura vacinal se deve ao empenho do criador, com a intensa divulgação feita pelo Município.
— O índice de imunização pode ser considerado satisfatório. O criador está se tornando cada vez mais consciente de que a responsabilidade pelo cuidado com o gado é sua — destacou o técnico em agropecuária, Miguel Ângelo Leite.
Segundo ele, os dados serão fechados até o dia 30 deste mês. “O próximo passo é notificar os criadores inadimplentes para que comprovem junto ao Posto, a vacinação do gado com a presença de um técnico credenciado. Ele pagará uma multa de R$ 4,50 por cabeça”, adiantou, lembrando que mesmo com a imunização, o produtor não poderá comercializar o animal nem seus subprodutos, como carne e leite.
Miguel Ângelo ressalta que o produtor poderá procurar o Posto Municipal de Defesa Agropecuária Estadual, que funciona no Parque de Exposições, de segunda a quinta-feira, das 8h às 11h30, e das 13h30 às 17h, e na sexta, das 8h às 12h, para apresentar o comprovante de vacinação.
A segunda etapa da Campanha Nacional Contra a Febre Aftosa vai ocorrer de 1º a 30 de novembro, quando deverá ser vacinado o gado de zero a 24 meses.
Brucelose – O Posto lembra que os proprietários de fêmeas, de 3 a 8 meses de idade, devem apresentar no posto o comprovante de vacina contra a Brucelose, emitido pelo veterinário. A imunização é uma exigência para que o animal esteja em dia com as obrigações sanitárias.