Rua Conde de Araruama, 425 – Centro Quissamã – RJ – Cep: 28.735-000

Secretarias

Nota Fiscal

Transparência

Diário Oficial

Serviços

Ouvidoria e E-sic

Tempo Agora

  • Home
  • Vacinação contra a gripe terá início no dia 24

Vacinação contra a gripe terá início no dia 24

A secretaria de Saúde de Quissamã inicia, na próxima terça-feira (24), a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, seguindo a estratégia do Ministério da Saúde para diminuir o impacto da gripe em todo o país. Já o ‘Dia D’, considerada a data mais importante da mobilização nacional, acontecerá no dia 12 de maio.
A gripe é uma doença séria que além de causar os sintomas clássicos como febre alta, nariz entupido e dor no corpo, também pode causar complicações como pneumonia e infarto além de, em muitos casos, levar à morte.
“A partir da próxima semana já ofereceremos a vacina em todas as Unidades de Saúde da Família, bastando que as pessoas do público-alvo se dirijam à unidade onde estão cadastradas para receber a dose necessária”, informou a coordenadora de Ações Programáticas, Natália Villaça.
O público a ser atingido pela vacinação inclui crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias; idosos com mais de 60 anos; gestantes; puérperas; profissionais da saúde; professores; portadores de doenças crônicas como diabetes, asma e artrite reumatoide; imunossuprimidos, como pacientes com câncer que fazem quimioterapia e radioterapia; portadores das síndromes de Down e de Klinefelter.
A vacina – Todos os anos, os subtipos dos vírus da gripe que serão incluídos no imunizante (vacina) mudam. Em 2018, os tipos de vírus incluídos são oH1N1, o H3N2e o influenza do tipo B Yamagata. Geralmente, a vacina não costuma dar reações. Em casos raros, a pessoa pode experimentar uma pequena alergia na pele, no local da aplicação.
A eficácia da vacina contra o influenza chega ao máximo em 70%. Há poucos casos em que ela não surte efeito. O imunizante só está proibido mesmo para quem tem alergia severa ao ovo (ele é fabricado dentro da casca e se replica a partir da gema e da clara). Mas essa é uma condição bem incomum.
É preciso repetir a dose anualmente, já que a taxa de proteção da vacina começa a cair após alguns meses. Os vírus da gripe têm uma alta capacidade de mutação. Logo, as cepas que estão circulando agora são bem diferentes daquelas que aterrorizaram o inverno passado. Portanto, é preciso se resguardar novamente para não penar com espirros, prostração, febre e outros sintomas.

Galeria de Fotos

cadastro enviado com sucesso

Seu Cadastro foi enviado com sucesso e será analisado por nossa equipe.