Vacinação contra a Covid-19 em comunidade quilombola e para idosos de 65 a 69 anos

A campanha de vacinação contra a Covid-19 em Quissamã avança com os grupos prioritários nos próximos dias. Neste sábado (27), a partir das 9h, a Secretaria de Saúde vai imunizar a população quilombola da faixa etária de 50 a 69 anos na Estratégia Saúde da Família (ESF) de Machadinha. Na comunidade, a equipe de imunização já vacinou o grupo de 70 anos e mais em outras etapas. Na próxima semana, a partir de segunda-feira (29), será a vez dos idosos entre 65 a 69 anos receberem a primeira dose da vacina em oito unidades da ESF.
No primeiro dia, a vacinação vai acontecer na ESF Centro (com a vacina sendo aplicada no Centro de Saúde), às 9h, e ESF Morro Alto, às 13h30. Na terça (30), será a vez da ESF Caxias, às 9h, e ESF Matias, às 13h30. Na quarta (31), ESF Alto Grande, às 9h, e ESF Santa Catarina. às 13h30. A programação da semana segue na quinta (1º), na ESF Barra do Furado, às 9h, e ESF Carmo, às 13h30.
Para evitar aglomerações em um período de pandemia e com decretos mais restritivos em vigor, a Secretaria de Saúde tem utilizado os dados dos idosos cadastrados nas unidades. Com isso, os agentes comunitários de saúde ligam para os idosos e agendam um horário, não sendo necessário ir à unidade antes de ser avisado pelo agente.
Campanha em Quissamã
O planejamento da vacinação em Quissamã tem seguido as orientações do Plano Nacional de Imunizações. Na aplicação da segunda dose, no caso da Coronavc, produzida pelo Instituto Butantan em parceria com a Sinovac, o reforço é realizado entre 14 e 28 dias após a primeira dose. Já a Oxford/AstraZeneca tem uma janela de 90 dias entre as doses.
A prefeita de Quissamã, Fátima Pacheco, assinou adesão ao consórcio da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) para a aquisição de vacinas contra a Covid-19. Desde dezembro do ano passado, o município tem se planejado para comprar a vacina, quando foi assinado um termo de entendimento com o Butantan para adquirir 36 mil doses da Coronavc. Porém, o Ministério da Saúde ficou responsável por toda a distribuição do imunizante.