Rua Conde de Araruama, 425 – Centro Quissamã – RJ – Cep: 28.735-000

Tempo Agora

Secretarias

Nota Fiscal

Transparência

Diário Oficial

Serviços

Ouvidoria e E-sic

Vacinação antirrábica chega ao bairro de Santa Catarina e supera a meta com 358 animais vacinados

No último sábado (02), na Praça de Santa Catarina, a Vigilância em Saúde realizou mais uma etapa da vacinação antirrábica superando a meta de 300 animais. Foram vacinados 358 cães e gatos. A vacinação é gratuita, sendo considerada uma das principais ações de controle da raiva em áreas urbanas.
A imunização antirrábica deve ser feita anualmente, em animais a partir de três meses. A raiva é uma doença viral que, normalmente, é transmitida aos humanos por mordida, arranhão ou lambida de um animal infectado. A taxa de letalidade entre humanos é próxima de 100%.
O Coordenador de Vigilância em Saúde, Leonardo Barcelos lembra a importância da vacina estar em dia: “a raiva é uma doença vista com grande preocupação por parte dos donos de pets. Incurável nos animais, a zoonose também pode afetar os seres humanos, sendo que a vacina antirrábica é, ainda hoje, a única forma de prevenção.
Para garantir a imunização, os donos dos animais precisam comparecer aos locais de vacinação com a caderneta de vacinação do animal. A Vigilância em Saúde informa que não é possível retirar doses nas unidades para levar para casa, portanto, todos os animais, independente do porte ou raça, devem ser levados até ao local, levando em conta a devida proteção, tanto dos animais quanto para evitar possíveis ataques a outros animais ou pessoas. A próxima vacinação em massa, será dia 23 de outubro na Praça de Barra do Furado.

Galeria de Fotos