V Feijoada e implantação educacional quilombola marcam o sábado em Machadinha

A Coordenação de Ensino e a Divisão de Educação Inclusiva, da secretaria de Educação de Quissamã, em parceria com a Coordenação Municipal de Cultura e Lazer e Associação de Moradores da Fazenda Machadinha apresentaram na tarde deste sábado (27), a proposta educacional “Eu sou o quilombo: Escola e Comunidade de Mãos Dadas” implantada na Escola Municipal Felizarda Maria Conceição de Azevedo. A programação constou ainda da apresentação da Banda de Lata, formada por crianças da comunidade que executaram a música “Pérola Negra” e o “Hino Nacional”, e em seguida números de capoeira e jongo, além da V Feijoada da Liberdade na Casa de Artes, em comemoração à Abolição da Escravatura.
A Educação Inclusiva e a escola reformularam a prática pedagógica, a partir das diretrizes curriculares nacionais para a Educação Escolar Quilombola. A intenção é promover a autoestima e resgatar a cultural local.
A professora Maria Clareth Gonçalves, da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), explicou que a implementação das diretrizes curriculares nacionais para uma Educação Escolar Quilombola compreende a necessidade de estabelecer parcerias. “Neste contexto, o município promoveu a primeira Formação em Educação Quilombola junto às pesquisadoras das universidades regionais”, disse.
Já a diretora de Divisão da Educação Inclusiva, da secretaria municipal de Educação, Cíntia Cristina Teixeira destacou que, uma das ferramentas da proposta apresentada é o resgate das tradições da comunidade. “A partir da escola, os alunos vão ter condições para desenvolver atividades, voltadas para a cultura quilombola”, ressaltou.
A coordenadora de Ensino, Helena Lima da Costa falou que a proposta tem acompanhamento das universidades envolvidas, como Uenf, UFF e UFRJ para adequar cada vez mais a realidade de Machadinha à escola. “A escola toda tem se envolvido desde a comunidade até as crianças e os profissionais, no intuito de agrupamento”, declarou.
A prefeita, Fátima Pacheco, lembrou que a história de Quissamã começou em Machadinha. “Não tem como chegar à Machadinha e não se emocionar. É uma honra como prefeita, dar mais esse passo de cidadania e avanço de busca de libertação ainda maior de um segmento que durante séculos não teve direito a voz”, concluiu
Participaram do evento, Secretário de educação, Róbisson Serra, secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Arnaldo Mattoso, coordenador de cultura e lazer, Oscar Luiz Chagas, coordenador de comunicação social, Paulo David, secretario de governo, Marcinho Pessanha, e o vereador José Borba..