Rua Conde de Araruama, 425 – Centro Quissamã – RJ – Cep: 28.735-000

Secretarias

Nota Fiscal

Transparência

Diário Oficial

Serviços

Ouvidoria e E-sic

Tempo Agora

  • Home
  • USF do Mathias realiza ação sobre o Outubro Rosa

USF do Mathias realiza ação sobre o Outubro Rosa

A secretaria de Saúde segue com a programação relacionada ao Outubro Rosa. Na tarde da última terça-feira (5), a Unidade de Saúde da Família – USF do Mathias, promoveu uma atividade educativa sobre o câncer de mama. O período é celebrado com o objetivo de compartilhar informações a fim de aumentar o grau de conscientização, visando a redução da incidência e da mortalidade pela doença.
O fortalecimento das recomendações de prevenção, como o diagnóstico precoce e o rastreamento da doença, foram os temas abordados pela gerente da unidade Pâmela Gonçalves. Ela também citou casos de pessoas próximas que viveram essa experiência e alertou para a importância do autoexame, já que o câncer é uma doença silenciosa, que mata e tem tratamento invasivo.
A assistente social Ana Cristina Matos, por sua vez, falou sobre a sua experiência após descobrir o câncer de mama. Autora do livro “Nem tudo é vaidade. Quem perde para si, ganha para Deus”, abordou o capítulo “Reserva de felicidade”.
? Quando descobrimos a doença, ficamos mais tensas e sentimos mais medo, por isso cheguei à conclusão de que precisamos buscar coisas que nos façam bem. Já que nesse momento pandêmico não podemos usufruir dos benefícios do abraço, eu optei pelo auto abraço, que nos conforta, nos encoraja, nos reconecta com a gente e nos diz: eu te amo.
Como recomendam o autoexame frequente, os especialistas lembram que os principais sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama são o surgimento de caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas).
Paciente da Unidade, Maria Elis da Silva, afirma que o trabalho e a dedicação dos profissionais são fundamentais para que os pacientes tenham mais tranquilidade:
? É muito importante ver que os profissionais da Saúde estão sempre preocupados com o nosso bem-estar e abraçarem essa causa do câncer de mama. Escutar o depoimento da Ana, que hoje está curada da doença, foi enriquecedor e encorajador, afirmou.
As ações do Outubro Rosa continuam. Na próxima quinta-feira (7), às 16h30. O trabalho de divulgação e conscientização quanto às informações sobre o câncer de mama, acontecerá na Unidade de Saúde da Família – USF de Barra do Furado.

Galeria de Fotos

cadastro enviado com sucesso

Seu Cadastro foi enviado com sucesso e será analisado por nossa equipe.