Rua Conde de Araruama, 425 – Centro Quissamã – RJ – Cep: 28.735-000

Secretarias

Nota Fiscal

Transparência

Diário Oficial

Serviços

Ouvidoria e E-sic

Tempo Agora

  • Home
  • USF de Barra do Furado realiza ação educativa sobre tabagismo

USF de Barra do Furado realiza ação educativa sobre tabagismo

A Secretaria de Saúde, por meio da equipe da Unidade de Saúde da Família (USF) de Barra do Furado, realizou na manhã desta segunda-feira (13), uma atividade educativa com os usuários que aguardavam atendimento no local sobre os malefícios do tabaco.
A gerente Wellika dos Santos Manhães e os colaboradores da USF organizaram a ação que foi conduzida pela enfermeira Raquel Freitas. Raquel falou sobre prevenção. “É a melhor maneira de assegurar uma melhor qualidade de vida para toda população”, disse.
Objetivo da “sala de espera” é orientar os usuários, estimular e aumentar o acesso ao serviço de atendimento e ao Programa de Tabagismo.
Wellika ressalta que o tabagismo, ativo ou passivo, prejudica a saúde principalmente de quem fuma, mas também dos que não fumam, podendo levar a morte. “Qualquer tipo de exposição ao tabaco contribui para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, câncer e doenças respiratórias crônicas. É uma doença causada pela dependência física à nicotina”, concluiu.
Para quem deseja parar de fumar, o tratamento é uma importante estratégia de controle do tabagismo. Quanto mais cedo a pessoa decidir parar, menor o risco de adoecer. A Prefeitura de Quissamã oferta atendimento do Programa de Tabagismo e psicóloga na USF de Barra do Furado.

Galeria de Fotos

cadastro enviado com sucesso

Seu Cadastro foi enviado com sucesso e será analisado por nossa equipe.