Universo literário de Ana Maria Machado inspira projeto de leitura

Durante este ano, a secretaria municipal de Educação está promovendo um trabalho de incentivo à leitura nas escolas da rede municipal, com inspiração na escritora Ana Maria Machado, autora de mais de 100 livros infantojuvenis, que já superaram 20 milhões de cópias vendidas, em 17 países. O objetivo é enriquecer o vocabulário dos alunos, aprimorando a leitura e incentivando a imaginação e criatividade. Para tanto, foram adquiridos 41 títulos diferentes de livros paradidáticos da autora, somando um quantitativo de 2.160 exemplares, que serão distribuídos nas 12 unidades escolares e três creches.
“Em 2019, estamos trabalhando tendo como base essa autora, que possui uma diversidade de gêneros textuais e que, em setembro, participará da 2ª Feira Literária de Quissamã (FLIQ), compartilhando seu conhecimento. Esse material didático é mais uma estratégia que envolve o estímulo e fomenta as ações nas escolas com um único objetivo: melhorar a qualidade de ensino dos nossos alunos”, explicou a coordenadora de Gestão Pedagógica, Helena Lima.
Um dos maiores nomes da literatura nacional, Ana Maria Machado é membro da Academia Brasileira de Letras (ABL) e vencedora de prêmios como o Machado de Assis, oferecido pela própria ABL, e o Hans Christian Andersen, a honraria mundial mais importante destinada a autores de obras para crianças e jovens.
“Em termos bem simples, estou convencida de que o que leva uma criança a ler, antes de mais nada, é o exemplo. Da mesma forma que ela aprende a escovar os dentes, comer com garfo e faca, vestir-se, calçar sapatos e tantas outras atividades cotidianas… se nenhum adulto em volta da criança costuma ler, dificilmente vai se formar um leitor”, escreveu Ana Maria Machado no ensaio ‘Entre vacas e gansos: Escola, Leitura e Literatura’.