Rua Conde de Araruama, 425 – Centro Quissamã – RJ – Cep: 28.735-000

Secretarias

Nota Fiscal

Transparência

Diário Oficial

Serviços

Ouvidoria e E-sic

Tempo Agora

  • Home
  • Unidades de saúde realizam ações de combate ao tabagismo

Unidades de saúde realizam ações de combate ao tabagismo

A secretaria de Saúde de Quissamã iniciou, na última semana, uma ação de combate ao tabagismo. A atividade aconteceu na Unidade de Saúde da Família (USF) do Centro e terá continuidade em outros bairros. Os interessados em participar devem comparecer à unidade mais próxima ou ao Centro de Saúde para tratamento, que tem uma abordagem em grupo ou individual.
“Na ação realizada na USF do Centro, abordamos o método cognitivo-comportamental, com a presença de uma equipe multidisciplinar, o que também é a proposta do programa. O objetivo é apoiar os usuários a parar de fumar. É uma iniciativa de extrema importância uma vez que aumenta a prevalência do número de tabagistas em todo o mundo e também a associação com as doenças cardiorrespiratórias”, explicou a enfermeira Alessandra Campos.
Além da presença de Alessandra, a atividade foi acompanhada pela psicóloga Elizabeth Cabreira, do Núcleo de Apoio à Saúde da Família; pela enfermeira Sheila Maria Batista, coordenadora do Programa Municipal de Prevenção e Controle do Tabagismo; e pelo médico Bruno Monteiro Ribeiro, do PSF do Centro.
Vale ressaltar que no mês de maio, a secretaria de Saúde de Quissamã realizou diversas ações para marcar o Dia Mundial Sem Tabaco, criado em 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo, e que é lembrado em 31 de maio.
Já em 29 de agosto é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Fumo. A data foi instituída em 1986 pela lei nº 7488, criada com o objetivo de conscientizar e mobilizar a população sobre os riscos decorrentes do uso do cigarro. Informações da OMS apontam que o tabagismo é a principal causa de morte evitável no planeta, sendo considerado, portanto, um problema de saúde pública.

Galeria de Fotos

cadastro enviado com sucesso

Seu Cadastro foi enviado com sucesso e será analisado por nossa equipe.