Unidades de ensino encerram censo escolar no dia 31 deste mês

No período de recesso nas 12 escolas e três creches da rede municipal de Quissamã, as secretarias das unidades de ensino promovem até 31 deste mês, diversas atividades internas. A renovação de matrículas ou novas matrículas para o 2º semestre estão abertas até o próximo dia 27 deste mês apenas no Ciep Municipalizado Dr. Amilcar Pereira da Silva, para os alunos da 1ª a 9ª fase da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os participantes terão que ter 15 anos completos, no ato da matrícula.
Na rede que está funcionando de segunda a sexta-feira, das 8 h às 13 h, acontecem atividades como o censo escolar, iniciado no dia 31 de maio e com o término previsto para o próximo dia 31. Também estão sendo realizados, o preenchimento de documentos individuais dos alunos, atendimento ao público e repassadas informações sobre o rendimento escolar.
Segundo a chefe do Departamento de Supervisão Educacional, da secretaria municipal de Educação, Alexandra Mathias Netto, o período é de grande importância para que as secretarias escolares se organizem e finalizem toda a documentação do 1º semestre, e para dar continuidade a do 2º semestre.
— Este período é fundamental para que as secretarias concluam o levantamento do censo escolar, coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), vinculado ao Ministério da Educação, responsável pelo repasse de verbas para os programas e políticas federais, como Livro Didático, Transporte e Merenda Escolar, entre outros, em 2018 — explicou, acrescentando que o censo também sinaliza o quantitativo de alunos para a Prova Brasil 2017, que contará com a participação de alunos do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental.
PROVA BRASIL — É uma avaliação censitária das escolas públicas das redes municipais, estaduais e federal, com o objetivo de avaliar a qualidade do ensino. Participam as escolas que possuem, no mínimo, 10 alunos do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental através de testes padronizados e questionários socioeconômicos.
Os estudantes respondem a itens (questões) de Língua Portuguesa, com foco em leitura, e Matemática, com foco na resolução de problemas. No questionário socioeconômico, os alunos fornecem informações sobre fatores de contexto que podem estar associados ao desempenho.
Professores e diretores das turmas e escolas avaliadas também respondem a questionários que coletam dados demográficos, perfil profissional e de condições de trabalho.
A partir das informações do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e da Prova Brasil, o MEC e as secretarias estaduais e municipais de Educação podem definir ações voltadas ao aprimoramento da qualidade da educação no país e a redução das desigualdades existentes, promovendo, por exemplo, a correção de distorções e debilidades identificadas e direcionando seus recursos técnicos e financeiros para áreas identificadas como prioritárias. As médias de desempenho nessas avaliações também subsidiam o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), ao lado das taxas de aprovação nessas esferas.