Unidade móvel do Hemocentro estará na cidade no dia 18

Doar sangue é mais que um ato solidário, é um gesto que salva vidas. Na próxima terça-feira (18), a equipe do Hemocentro Regional de Campos dos Goytacazes vai realizar a coleta de sangue dos doadores voluntários de Quissamã. A ação, com apoio da Prefeitura, por meio da secretaria de Saúde, acontecerá no pátio da Igreja Matriz Nossa Senhora do Desterro, das 9h às 16h.
Para participar, o doador deve apresentar boas condições de saúde; ter entre 16 e 69 anos; pesar, no mínimo, 50kg; estar descansado (ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas); estar alimentado, sendo que a ingestão de alimentos gordurosos deve ser evitada nas quatro horas que antecedem a doação; e apresentar documento original com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social). Pessoas acima de 60 anos só podem ser voluntárias se já tiverem doado sangue alguma vez, antes dessa idade. De acordo com orientações, não podem doar pessoas que tiveram diagnóstico de hepatite após os 10 anos de idade; usuários de drogas; grávidas ou que estejam amamentando e pessoas que estão expostas a doenças transmissíveis pelo sangue, como Aids, Hepatite, Sífilis e Doença de Chagas.
A secretária de Saúde, Simone Flores, destacou a iniciativa. “Com a vinda do ônibus do Hemocentro à cidade, o quissamanense terá a oportunidade de participar desse importante ato de solidariedade, que é doar sangue. Vários quissamaenses já precisaram do Hemocentro e toda vez que a gente precisa eles têm uma resposta positiva, encaminhando as bolsas de sangue para o nosso hospital e assim salvando muitas vidas. Esse ato de solidariedade dinheiro nenhum paga, que é doar sangue – fonte de vida”, disse Simone, reforçando que o gesto salva vidas, seja de pessoas que venham a precisar de transfusão, seja após sofrer algum acidente, passar por cirurgias, pacientes com determinados tipos de patologias hematológicas, ou pacientes que vão realizar cirurgias de grande porte.