Unidade móvel do Hemocentro estará em Quissamã nesta quinta

Nesta quinta-feira (28), a equipe do Hemocentro Regional de Campos dos Goytacazes vai coletar sangue dos doadores voluntários de Quissamã. O trabalho, com apoio da Prefeitura, será realizado no pátio da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Desterro, das 9h às 16h. Os interessados devem se cadastrar no Centro de Saúde ou na Ouvidoria da Saúde, na sede do Executivo.
A doação se faz necessária porque só o corpo humano é capaz de produzir sangue e uma única doação pode salvar mais de uma vida, já que o sangue coletado será processado e dará origem a hemácias, leucócitos, plaquetas e plasma. O organismo recupera em poucas horas o volume doado e para apressar essa recuperação, a pessoa deve fazer um lanche logo após o ato e tomar bastante líquido durante todo o dia.
Algumas pessoas não podem doar, como quem teve diagnóstico de hepatite após os 10 anos de idade; usuários de drogas; grávidas ou que estejam amamentando e pessoas que estão expostas a doenças transmissíveis pelo sangue, como Aids, Hepatite, Sífilis e Doença de Chagas.

Requisitos para doação
– Estar em boas condições de saúde
– Ter entre 16 e 69 anos. Pessoas acima de 60 anos só podem doar se já tiverem doado sangue alguma vez antes dessa idade
– Pesar no mínimo 50kg
– Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas)
– Estar alimentado, sendo que a ingestão de alimentos gordurosos deve ser evitada nas 4 horas que antecedem a doação
– Apresentar documento original com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social).