Unidade do Hemocentro estará no pátio da Matriz nesta quinta

A unidade móvel do Hemocentro Regional de Campos dos Goytacazes estará em Quissamã nesta quinta-feira (19), de 9h às 15h, no pátio da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Desterro, no Centro. Serão atendidos os primeiros 70 voluntários aptos que se apresentarem à equipe, número limite estipulado pelo Hemocentro por coleta. O ônibus esteve no município no dia 28 de junho e a participação da comunidade, mais uma vez, superou as expectativas.
Assistente social do Núcleo de Apoio a Saúde da Família, Ana Maria Gonçalves, que é também uma das responsáveis pelo Programa Municipal de Doação de Sangue, explica que antes de fazer a doação, o candidato passa por triagem e avaliação médica. “Há uma série de procedimentos que são adotados para garantir a qualidade do serviço, sempre pensando no bem comum”, informou.
Perfil – Para doar sangue, é preciso apresentar documento de identidade com foto, ter boas condições de saúde, peso superior a 50 kg, idade entre 16 e 69 anos, não estar em jejum e não ter ingerido alimentos gordurosos nas últimas quatro horas. Menores de 18 anos devem comparecer com o responsável legal. Vale lembrar que o intervalo entre uma doação e outra é de 60 dias para homens e 90 dias para mulheres.
Não pode doar quem teve diagnóstico de hepatite após os 10 anos de idade; usuários de drogas; grávidas ou que estejam amamentando e pessoas que estão expostas a doenças transmissíveis pelo sangue, como Aids, Hepatite, Sífilis e Doença de Chagas.