• Sem categoria

Transporte Universitário de Quissamã: inscrições abertas a partir deste sábado (23)

A Prefeitura de Quissamã, por meio da Secretaria Municipal de Educação, vai abrir o período de cadastramento de estudantes do Ensino Superior para o Programa Transporte Universitário referente ao 2º semestre deste ano letivo. O recadastramento de quem já tem acesso ao transporte também deve ser feito.
A inscrição será online e ficará disponível através de um link no portal da Prefeitura entre os dias 23 e 27 de julho. A análise de inscrição vai acontecer em 28 de julho e o resultado será divulgado no dia 29 de julho.
A ampliação da oferta de Bolsa de Estudos fez a procura do Programa de Transporte Universitário aumentar. Retomado em 2021, o Programa beneficia cerca de 650 universitários que estudam em Campos e Macaé, divididos entre os turnos da manhã e noite, de segunda à sábado.
“São em torno de 650 alunos cadastrados atualmente. É um processo dinâmico, em que o número de alunos inscritos modifica conforme a necessidade e procura dos alunos”, informou Marina Pessanha, do Setor de Transporte Universitário.
Os interessados devem anexar ao link a seguinte documentação: grade curricular; comprovante de residência; documento de identificação com foto e foto 3×4; além de declaração de matrícula na faculdade ou curso técnico (com o turno). Novidade em relação às outras etapas de cadastramento, a grade curricular também se tornou documentação obrigatória.
A saída dos ônibus em Quissamã para Campos e Macaé, ou retornando para o município, acontecem em horários fixos e de forma pontual. No turno da manhã, saída às 5h30 e retorno 12h30; turno da noite saída às 16h30 e retorno 23h. Sábado, para Macaé, turno integral, a saída de Quissamã acontece às 6h e retorno às 17h. Atualmente, a Prefeitura conta com quatro ônibus com 45 lugares; dois micro-ônibus com 25 lugares, além de uma van com 15 lugares, alternando nas linhas.
Outra novidade no transporte universitário para este ano, a Prefeitura busca ampliar a oferta do transporte para também atender alunos que estudam no turno da tarde, além de disponibilizar mais vagas para ida à Macaé, aos sábados.
“A ampliação vai acontecer de acordo com o número de inscritos durante o período de inscrição. Para o 2º semestre deste ano, a previsão é ampliar o atendimento com a inclusão do turno da tarde para o município de Campos. Ampliar também, para 88 vagas, o atendimento de alunos que estudam aos sábados, turno integral, no município de Macaé”, destacou a Secretária de Educação, Helena Lima.
O estudante de Pedagogia Marcos Vinícius Gonçalves comenta que o benefício tem sido de grande importância. O estudante também é bolsista pela Prefeitura, além de ter sido participante do Projeto Jovens em Ação, que permitiu sua atuação nas repartições públicas.
“O transporte universitário está sendo de grande ajuda. Nem todo mundo tem condições de pagar o transporte. Durante todo tempo de curso é muito alto o valor do ônibus. A Prefeitura sempre está disponibilizando oportunidades para os jovens e todos os munícipes. Então, para mim, está sendo de grande valia”, disse.
Estudante em Campos, Dayanna Rodrigues, também é uma das beneficiárias. “A gente economiza mais de R$600 por mês por causa do transporte universitário. Então, é de grande importância esse transporte, que vem ajudando bastante os universitários”, comentou.
Em caso de dúvidas, o interessado deverá procurar o Setor de Transporte Universitário, na sede da Secretaria Municipal de Educação; pelo telefone (22) 27689300, ramal 9376, de segunda a quinta de 08h às 11h , 14h às 16h e sexta de 8h às 11h.