Tradicional Feijoada da Liberdade chega a 10ª edição e será no dia 11 de maio

Luta, resistência e fortalecimento da comunidade quilombola. Assim será comemorada a 10ª Feijoada da Liberdade que acontecerá no dia 11 de maio, em Machadinha, organizada pelo Grupo de Jongo Tambores de Machadinha com o apoio da Prefeitura de Quissamã.

Com o tema central “Titularidade das Terras Quilombolas e Luta Contra o Racismo”, o evento terá uma vasta programação que a coloca como mais do que um simples evento gastronômico. Ao longo de uma década, a Feijoada da Liberdade de Machadinha se tornou um símbolo de resistência, de manifestação cultural que reafirma a importância desta comunidade quilombola na construção da história e da identidade do nosso país, além de engajar diferentes gerações em pautas importantes, na celebração de conquistas e na renovação do compromisso de lutar por igualdade e justiça, escrevendo uma história de resistência, resiliência e defesa das raízes com orgulho e determinação.

A coordenadora do Grupo de Jongo Tambores de Machadinha, Jovana Azevedo, ressalta a alegria de realizar a 10ª edição da Feijoada.
“Comemorar uma década de Feijoada da Liberdade é celebrar muito mais do que apenas um evento culinário. É celebrar a força, a resistência e a cultura de uma comunidade quilombola que se mantém firme em suas tradições há séculos. Desde o seu início, a Feijoada da Liberdade tem sido um ponto de encontro para aqueles que valorizam não apenas uma boa refeição, mas também os valores de luta e resiliência que permeiam a história da comunidade. Cada ano trazemos um novo tema, e este ano, em especial, voltamos nossa atenção para a titulação das terras. Um tema crucial, pois representa não apenas a garantia legal da posse, mas também o reconhecimento da ancestralidade e da ligação profunda que a comunidade quilombola tem com suas terras. A luta pela titulação é uma batalha pela preservação da identidade e da dignidade do nosso povo. Estão todos convidados a estarem conosco não apenas para saborear uma deliciosa feijoada, mas também para participarem de conversas especialmente relevantes”, disse Jovana.

A programação desta edição iniciará com apresentações da Escola Municipal Felizarda Maria Conceição Azevedo, às 8h, que segue as Diretrizes Curriculares da Educação Escolar Quilombola e se consolida como um importante instrumento no fortalecimento da comunidade. Na sequência haverá Missa Afro, às 10h, e uma roda de conversa com o tema “E a titulação de terras, como anda?”. Na sequência todos poderão se deliciar com a tradicional feijoada, às 12h30. A programação segue à tarde e no período da noite, será encerrada com Fogueira e Roda de Jongo Tambores de Machadinha, às 18h30, seguida de show a partir das 20h. Confira a programação completa abaixo:

8h: Abertura
8h20: Apresentação da Escola Municipal Felizarda Maria Conceição Azevedo
9h30: Apresentação da Banda de Lata Maria Josefa Souza Pessanha
10h: Missa Afro
11h30: Roda de conversa “E a titulação das terras, como anda?”
12h30: Feijoada
14h: Show de Samba