Rua Conde de Araruama, 425 – Centro Quissamã – RJ – Cep: 28.735-000

Secretarias

Nota Fiscal

Transparência

Diário Oficial

Serviços

Ouvidoria e E-sic

Tempo Agora

  • Home
  • Trabalho com EJA de Quissamã será apresentado nos Estados Unidos

Trabalho com EJA de Quissamã será apresentado nos Estados Unidos

A professora Cristiane Melo Alves, do CIEP Dr. Amílcar Pereira da Silva, de Quissamã, vai apresentar nesta sexta-feira (3) o seu tema de pesquisa ‘Identidade e Memória: Relatos memorialísticos na construção identitária dos alunos da EJA’, no VII Encontro Mundial sobre o Ensino de Português, que acontece na Universidade de Pittsburgh, na Pensilvânia (EUA). O evento reúne professores, tradutores e pesquisadores de português como língua estrangeira, segunda língua, de herança e materna, do ensino pré-escolar ao pós-universitário, tanto do ensino público quanto do privado e comunitário.
O tema foi desenvolvido com a sua turma do Ensino de Jovens e Adultos (EJA) do CIEP no ano de 2017 e além da identidade e memória dos estudantes, com idade entre 16 e 50 anos, aborda também a história de Quissamã. O desenvolvimento do projeto, entre outras atividades, levou o grupo a São Paulo para visita ao Museu da Pessoa, onde eles já haviam publicado, virtualmente, seus relatos. Gerou também um documentário, que está pronto e será apresentado em breve.
Mas essa não é a primeira participação de Cristiane e seus projetos fora do Brasil. Em março deste ano, ela apresentou o tema “Letramentos sociais: identidade e memória dos alunos da EJA e as relações sociais discursivas” no IV SEDiar – Seminário Internacional de Estudos sobre Discurso e Argumentação, que aconteceu na Universidade de Buenos Aires, na Argentina, que é bienal e reúne pesquisadores dedicados aos estudos do discurso e da argumentação.
Em outubro de 2017, a professora apresentou dois trabalhos em Santarém, Portugal: Novas tecnologias – ‘Novos letramentos: fanfiction aprimorando o letramento na educação de jovens e adultos’; e ‘A educação de jovens e adultos e os desafios diante das novas ferramentas digitais’, no Simpósio Mundial de Língua Portuguesa (SIMELP).

Galeria de Fotos

cadastro enviado com sucesso

Seu Cadastro foi enviado com sucesso e será analisado por nossa equipe.