Teatro do Oprimido terá apresentações em João Francisco e Barra do Furado

Além das atividades culturais e esportivas programadas pela Prefeitura de Quissamã para a temporada de verão, com a finalidade de garantir lazer e diversão aos munícipes, neste final de semana será implementado o Teatro do Oprimido, com as primeiras edições nas praias de João Francisco e Barra do Furado. A ação educativa e preventiva é uma iniciativa da secretaria municipal de Assistência Social, por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), e propõe a reflexão sobre as diferentes formas de violência e violação dos direitos humanos.
Em João Francisco, a programação vai acontecer no sábado (26), às 14h30, na arena esportiva. Já em Barra do Furado, a apresentação será no domingo (27), às 9h, na Barrinha. A peça será encenada pela Cia Catarte e o público, além de prestigiar, poderá interagir com os atores.
“Essa ação é uma forma de fortalecer o trabalho comunitário e prevenir as incidências que levam à violação dos direitos. Além de João Francisco e Barra do Furado, estaremos, durante o ano, nos bairros da cidade com diversos temas relacionados a mulheres, idosos, crianças, adolescentes e pessoas com deficiência”, explicou Flávia Lúcia Eduardo da Silva, coordenadora do CREAS.
O Teatro do Oprimido, criado pelo dramaturgo, diretor e teórico Augusto Boal, em 1960, é caracterizado como um método que utiliza de técnicas, exercícios e jogos teatrais para estimular a discussão e problematização de assuntos políticos, sociais, éticos e estéticos. A abordagem é realizada de forma ativa para que a postura de praticantes e espectadores seja relevante diante de conflitos, objetivos, desejos e problemas aleatórios.
Já o Creas é uma unidade pública que tem como principal objetivo oferecer o trabalho social especializado no Sistema Único de Assistência Social (SUAS) para famílias que estão em uma situação considerada de risco pessoal ou social (por violação de direitos). A unidade oferece ações especializadas de orientação, proteção e até mesmo acompanhamento psicossocial e jurídico individualizado a idosos, pessoas com necessidades especiais, mulheres, crianças e adolescentes.
A unidade fica no Sítio Quissamã, próximo ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). O telefone para contato é o 2768-1565.