Teatro do Oprimido faz apresentação sobre racismo no Felizarda Maria

Com a proposta de abordar o racismo e promover uma conscientização aos jovens de forma lúdica, o Teatro do Oprimido fez uma apresentação nesta quarta-feira (12) na Escola Municipal Felizarda Maria Conceição de Azevedo, em Machadinha. A atividade é de iniciativa da Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).

Segundo a Coordenadora do CREAS, Flávia Lucia, a atividade foi realizada em função do contexto social em que se encontra o Quilombo Fazenda Machadinha, importante comunidade da região. “Abordamos o racismo em Machadinha, que é um território de patrimônio material e imaterial, onde vivem descendentes diretos de povos escravizados e povos também originários. Nossa proposta é utilizar o teatro comunitário como ferramenta de reflexão e de combate às diferentes formas de violência”, destacou.

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) é um equipamento da política de assistência social que trabalha a partir da violação de direitos dos cidadãos, com promoção de diversas atividades socioeducativas. O Teatro do Oprimido leva personagens que sofre a violação de direitos e a partir daí acontece a atividade educativa para os jovens.