Teatro divulga ações do Programa de Assistência Médica Veterinária

Implantado em março de 2019, o Programa de Assistência Médica Veterinária (PAMvet), que oferece os serviços de castração gratuitas de cães e gatos, e exames para diagnóstico de brucelose e tuberculose bovina, também realiza palestras educativas. Nesta quarta-feira (4), alunos das Escolas Municipais Ignácio Hugo de Souza (Penha) e Sementes do Futuro (Canto da Saudade), assistiram, no Cinema Municipal, à peça teatral “Vida de Cão”, encenada pelos componentes da Oficina de Teatro do Sobradinho. Ao término do evento, houve distribuição de pipoca e refrigerante.
“O Programa de Assistência Médica Veterinária é de extrema importância para o município, porque além das castrações de cães e gatos e exames de exames para diagnóstico de brucelose e tuberculose de bovinos, também tem uma parte educativa, tanto de criança, quanto ao pessoal que está ligado à área da saúde. Desde o lançamento do programa, já contabilizamos mais de 200 castrações, sendo 24 por mês, e 50 exames mensais de brucelose e tuberculose. Estamos aqui no lançamento das palestras educativas mostrando a importância dos exames e as castrações. Tudo isso está ligado à saúde pública porque existem inúmeras zoonoses que passam para os seres humanos, através das fezes que ficam nas áreas públicas da cidade, passam de um animal para o outro. A parte educativa é importante para passar as informações do quanto é importante o cuidado com os animais”, disse Luiza Barcelos, médica veterinária do PAMvet.
A história “Vida de Cão” conta a rotina de um cão maltratado pelo seu dono. No início, ele cuidava muito bem, depois de um tempo, o dono foi abandonando, deixando de lado. Uma fada transforma o proprietário do animal em um cachorro e ele vê como é a vida do animalzinho agredido. A peça tem seis personagens que são encenados por cinco atores”, conta Leíze Maciel, professora de Teatro do Sobradinho.