Teatro abre programação do Projeto Niterói Além da Ponte

O Projeto “Niterói Além da Ponte” iniciou, na tarde desta sexta-feira (14), suas atividades em Quissamã com o espetáculo ‘Era uma vez… Cantos e Cantigas’, apresentado pela Lobianco Produções. O evento, na Praça Brigadeiro José Caetano, no Centro, envolveu alunos das Escolas Municipais Ignácio Hugo de Souza (Penha), Felizarda Maria da Conceição Azevedo (Machadinha), Professora Maria de Lourdes (Sítio Quissamã), do Colégio Cenecista Nossa Senhora do Desterro e integrantes da oficina de Teatro do Centro Cultural Sobradinho.
A programação continua neste sábado (15), às 18h, no mesmo local, com show da cantora, compositora, diretora, arranjadora musical e cineasta Keylla Fogaça, que apresentará trilhas sonoras dos filmes nacionais da década de 70. As atividades contam com apoio da Prefeitura, por meio da Coordenadoria de Cultura e Lazer e incluem ainda uma exposição fotográfica com trabalhos dos artistas niteroienses André Cyriaco, Aporé de Paula, Clever Felix, Lucília Dowslley e Nathalia Felix.
A coordenadora de Cultura e Lazer, Amanda Fragoso, elogiou a iniciativa. “Ficamos muito felizes por Quissamã ter sido selecionada para receber este projeto, que tem apoio da Fundação Nacional de Artes (Funarte) e do Ministério da Cidadania. Fomos contemplados com apresentação de teatro e música. Isso colabora na formação e ampliação do público para atividades culturais”, pontuou.
O “Era uma vez… Cantos e Cantigas’, com texto de Fabrizia Ferreira e direção de Anselmo Fernandes, trouxe a história de três velhinhos muito divertidos e atrapalhados. A apresentação começou com os atores Anselmo Fernandes, Flávia Pepe e Rosângela Andrade que deram vida aos personagens, Vevé, que pouco enxerga, Vovô, que pouco escuta, e Vivi, que é mal-humorada e rabugenta. Na sequência, de forma lúdica, eles garantiram lazer, diversão e muitas gargalhadas do público com histórias e músicas infantis como “O cravo brigou com a rosa”; “Marcha Soldado”, “Pombinha branca”, “Sambalelê está doente”, “O Sapo não lava o pé” e “Boi da Cara Preta”.
“Foi um evento bem legal e garantiu um momento de lazer tanto para as crianças quanto para nós, adultos, que tivemos a oportunidade de assistir. As escolas estão de parabéns por trazerem seus alunos para esse tipo de atividade”, disse André Luiz dos Santos, que curtiu o espetáculo ao lado do filho.
O Projeto “Niterói além da Ponte” é uma iniciativa com a proposta de promover o intercâmbio cultural entre Niterói e as demais cidades do Estado do Rio de Janeiro, fomentando a circulação de artistas niteroienses das áreas de música, dança, teatro e profissionais de fotografia, com uma exposição itinerante, nos municípios parceiros. As atividades estão previstas para acontecer até julho e ocorrem sempre nos fins de semana.