Sucesso no II Encontro de Bandas Escolares

A sexta-feira (13) em Quissamã, foi marcada pelo II Encontro de Bandas Escolares que contou com a participação de nove bandas, sendo cinco do município: Banda Tambores Dr. Amílcar Pereira da Silva, do Ciep Brizolão 465; da Escola Délfica de Carvalho Wagner; Tambores Ilda Fernandes, da Escola Maria Ilka de Queirós Almeida; da Escola Nelita Barcellos dos Santos; e a Banda Marcial Mirim da Escola Tânia Regina Paula; e quatro de outras cidades do Estado do Rio, como Carapebus, Macaé, Teresópolis e Nova Friburgo, as duas últimas da região serrana.
Os jovens músicos percorreram a Avenida Barão de Vila Franca, seguindo para o pátio da Igreja Matriz Nossa Senhora do Desterro, para as apresentações de cada Banda. Durante o Encontro, foram sorteados para os participantes, uma bicicleta, seis instrumentos musicais para as Bandas e uma batuta para os regentes. O evento teve o apoio da prefeitura e comério local.
Empolgado com a primeira participação da Banda de Nova Friburgo, o presidente da AFAPE – Associação Friburguense de Amigos e Pais dos Educandos, Iomar Penza, contou que é a primeira participação da Banda num encontro fora do município. “Nossos alunos ficaram radiantes e muito animados com essa primeira experiência num Encontro de Bandas em outro município”, destacou Iomar.
Para a aluna do Ciep Brizolão 465 Dr. Amilcar Pereira da Silva, Vitória Gomes da Silva (14), esse Encontro também é uma grande oportunidade de se apresentar em público, já que é uma recém-chegada no grupo. “Entrei esse ano na Banda tocando escaleta, apesar de antes fazer parte do corpo de dança. Eu fiquei bastante animada em poder assistir o trabalho de outras bandas e conhecer outras pessoas que também gostam de música”, ressaltou.
O idealizador do projeto, o coordenador de música, Alrenio Barreto, destacou que a realização do II Encontro foi mais um sonho que se tornou realidade, planejado desde o inicio do ano. “Não tem preço ver nossos alunos e visitantes felizes durante e após o encontro, que reuniu centenas de músicos num momento de integração entre eles e os moradores da nossa cidade”, concluiu satisfeito.
Participaram do evento, a prefeita Fátima Pacheco, o subsecretário de educação Ailson Belarmindo, o coordenador de cultura de lazer Oscar Luis Chagas, o vereador José Borba, e a vice-prefeita e secretária de educação de Carapebus Marinete Manhães.