Sobradinho 15 anos: um show de arte e homenagens

Uma grande noite, com direito a visita guiada, exposição de artes plásticas, apresentação de balé e recital com coro e orquestra com alunos do coral. Assim foi o aniversário do Centro Cultural de Sobradinho, importante equipamento cultural de Quissamã, que comemorou 15 anos nesta sexta-feira (10). O evento faz parte da programação do aniversário de 33 anos de Quissamã.
“É um momento gratificante. Estar na comemoração do aniversário de Quissamã, podendo também dar ênfase aos 15 anos de Sobradinho. Temos essa preocupação em não deixar história da nossa cidade ser esquecida. Muito feliz pela nossa cultura e pelo trabalho que vem sendo desenvolvido pela Secretaria. Iluminar nossas futuras gerações e incentivar nossos jovens. O conhecimento e cultura também fazem parte da educação”, ressaltou o vice-prefeito Marcelo Batista, que estava acompanhado do vereador Fábio Castro.
Noite também foi marcada por diversas homenagens. A Secretaria Municipal de Cultura, Patrimônio Histórico e Lazer homenageou o morador Marcus Moretzsohn por ter feito a doação de um piano elétrico para o espaço cultural. “É somente um tijolo no meio desta grande construção. Que vocês continuem levando cultura aos jovens”, comentou Marcus.
Presente na orquestra desde sua formação e completando 50 anos de carreira, a regente Iara Paula também recebeu homenagem de Secretaria e de alunos. E junto ao marido, João Cândido, e a filha Lucila Paula, também integrantes da orquestra, realizaram uma série de homenagens. Pai e mãe de Jocyvan Hanael Pinheiro Araujo, receberam flores em homenagem ao filho, ex-integrante da orquestra que faleceu há alguns anos.
Para a secretária de Cultura, Patrimônio Histórico e Lazer, Kitiely Freitas, as comemorações passam também pela informação. “A proposta é que as pessoas conheçam também a história desse importante equipamento cultural. Aqui já foi sede dos Correios, Cartório, está sempre teve um papel importante na cidade. Muito feliz com o resultado e com o que os alunos puderam mostrar”, disse.
“Pensamos em trazer esse ambiente da arte acontecendo para que as pessoas pudessem circular e sentir a energia do que é o espaço de Sobradinho. Objetivo é que as pessoas respirem o que os alunos produzem aqui dentro”, completou a diretora do Centro Cultural Sobradinho, Renata Queirós.
Sobradinho oferece cursos que são ministrados por diversos ex-alunos. É o caso do José Moraes, conhecido como Júnior, que hoje auxilia alunos que ingressam no ambiente de pintura. “Cheguei no Sobradinho aos 8 anos. Meus professores na época viram potencial em mim e me influenciaram a continuar nessa área. Tive uma certa facilidade para aprender e eles acabaram me acolhendo, assim como acolheram outros alunos. Dos alunos que aqui passaram, preferi continuar aprendendo novas técnicas e hoje tenho a possibilidade de ensinar ao lado meus antigos professores”, comentou.
História – O Centro Cultural Sobradinho tem salão de exposições, sala de música, biblioteca infantil, sala multimídia, sala de leitura, um mini palco para atividades teatrais e cantina.
O prédio abriga também a Biblioteca Pública Municipal de Quissamã, o Cine Quissamã, um café e uma réplica da antiga Estação Ferroviária. Lá, os quissamenses encontram oficinas de arte, dança, música, entre outros.