Situação de ambulantes debatida em encontro

Uma nova legislação para organizar a atuação dos ambulantes em Quissamã foi o foco principal da reunião com a prefeita Fátima Pacheco na noite de terça-feira (31), no auditório da sede do Executivo. No encontro foram discutidas ainda as regras para os barraqueiros que vão trabalhar no Carnaval deste ano. O cadastramento para ocupação dos espaços durante a festa de Momo começa nesta quarta-feira (1º) e vai até o próximo dia 13, na Casa do Empreendedor. Hoje, o município conta com 102 microempreendedores individuais (MEI), a maioria dos ramos de alimentação e bebidas, mas esse número poderá chegar a 900 do comércio em geral, incluindo setores de roupas e calçados.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Arnaldo Mattoso, uma das alternativas para priorizar o ambulante do município é regularizar sua situação. “Para criarmos restrições para os de fora, é necessário que o ambulante esteja preparado para atender a população. Vamos oferecer cursos gratuitos em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) durante três dias a fim de capacitar os interessados em legalizar seus negócios”, disse.
Segundo Rodrigão da Pipoca, a proposta do atual governo é fundamental para todos alcançarem bons resultados. “A legalização através do apoio técnico oferecida pela Prefeitura vai permitir que as vendas aumentem, e que a situação de cada um melhore”, ressaltou.
Já Rafaela Souza, da Salada do Bem, lembrou que a organização da categoria é um dos principais passos para o crescimento da atividade. “Com a documentação expedida pelo município, todos vão poder trabalhar com tranquilidade e aumentar suas vendas”, avaliou.
A prefeita Fátima Pacheco destacou que uma das metas do seu governo é dar suporte à atual estrutura econômica. “Temos trabalhado para que os segmentos já existentes recebam apoio, com o objetivo de fortalecer suas atividades.”, concluiu.
Participaram também da reunião, os coordenadores especial de Cultura e Lazer, Oscar Luiz, e municipal de Turismo, Luiz Carlos Fonseca, além do vereador José Borba.