Sistema de monitoramento com câmeras tem treinamento

A Prefeitura de Quissamã, por meio da Coordenadoria Especial de Segurança Pública e Trânsito, realizou na manhã desta terça-feira (10), no auditório da sede do Executivo, o primeiro treinamento do Sistema de Circuito Fechado de TV (CFTV), que teve como pauta principal “Funcionalidades e Recursos do Sistema Integrado de Monitoramento de Vias Públicas e Próprios Públicos”, com intuito de apresentar a importante ação no combate aos atos criminosos.
A abertura das atividades foi feita pelo chefe de Gabinete Luciano Lourenço. Participaram do encontro, o coordenador de Segurança Pública e Trânsito, Janderson Barreto, secretários, coordenadores; o secretário Adjunto de Segurança Pública de Macaé, Marco Antônio de Lima Moura, o secretário de Segurança Pública de Conceição de Macabu, Wagner Azevedo, além de representantes da Guarda Municipal e da Defesa Civil de Quissamã.
No encontro, Jefferson dos Santos, um dos diretores da AssecRio – Segurança e Serviços, apresentou o projeto, falou de sua importância e tirou dúvidas dos participantes. “A iniciativa tem como proposta a interação entre os poderes constituídos, no contexto da Segurança Pública, elencando variáveis entre eles. Serão instaladas câmeras de observação em pontos estratégicos no município, a fim de utilizarmos a tecnologia para controle e vigilância daqueles que persistem em ficar às margens da sociedade, descumprindo as leis”, explicou.
Janderson Barreto reforçou que sistema de monitoramento será implantando no município como uma maneira de inibir o criminoso. “Já avançamos bastante e estamos indo para a segunda etapa, que consiste nas instalações das câmeras nas ruas. Já fizemos instalações nos prédios públicos e nas escolas municipais e entorno. O sistema vai funcionar com monitoramento sendo feito pela Guarda Municipal, onde haverá uma central na sede da Guarda, e outra, em Barra do Furado. A previsão é de que, até o Carnaval, as câmeras estejam instaladas nas ruas para nos dar esse suporte. Será um avanço no nosso serviço de segurança pública e que auxiliarpá bastante as Polícias Civil e Militar”, destacou.
As câmeras serão instaladas em locais específicos e estratégicos, seguindo critérios técnicos ligados à segurança pública e as necessidades primárias do município. Nas vias públicas, os locais a serem monitorados são: Rotatória do pórtico da entrada da cidade; Conjunto Habitacional Luiz Gonzaga Lemos; trevo São José; Praça da Penha; estrada da Praia da Garça; Praia de João Francisco, Praça do Carmo; trevo próximo ao Hospital; rotatória da Rua Princesa Isabel; saída para Barra do Furado; Praça do Matias; Praça do Canto da Saudade, Rodoviária; Parque de Exposições; Praça da Piteiras; Praça Central; Praça da Prefeitura; Colégio Cenecista; ponte na saída para Campos; trevo de Santa Catarina; Praça de Santa Catarina; saída Barra do Furado; Praça Central de Barra do Furado; final da Praia – Barra do Furado e entrada Barra do Furado.
Já na Prefeitura e escolas, as instalações acontecerão na sede da Prefeitura, Escola Municipal Délfica de Carvalho Wagner, Escola Municipal Professora Nelita Barcelos dos Santos; Escola Municipal Ignácio Hugo de Souza; Centro de Atendimento Educacional Especializado de Quissamã (CAEEQ); Escola Municipal Felizarda Maria Conceição de Oliveira; Escola Municipal Maria Ilka de Queirós, Escola Municipal Carlos Cruz Filipino; Creche Raquel Maria, Creche Raquel Francisca da Silva; Escola Municipal Tânia Regina Paula; Ciep Municipalizado 465 Dr. Amílcar Pereira da Silva; Escola Municipal Professor Miguel Ângelo da Silva Santos; Escola Municipal Professora Regina Celi; Escola Municipal Professora Maria de Lourdes de Castro Ribeiro e Escola Municipal Sementes do Futuro.