Sipat tem programação interativa para servidores

Iniciada na segunda-feira (23), a V Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat) de Quissamã, promovida pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho, contou com a participação da prefeita Fátima Pacheco, secretários e coordenadores, além de um grupo número de servidores em seu primeiro dia, no auditório da sede do Executivo.
O tema ‘Sua Vida Tem Valor’ está sendo desenvolvido pela organização através de atividades diversas. Na abertura aconteceu a palestra ‘Relações Interpessoais no Trabalho’, ministrada por Fernando Horta, que é administrador de empresas, servidor público, técnico de segurança do trabalho e tem especialização em supervisão de Qsms.
Em sua fala, Fátima destacou a importância da realização da semana de Prevenção de Acidentes do Trabalho. “ É extremamente importante estarmos reunidos debatendo a segurança daqueles que nos ajudam no desenvolvimento de nosso município. É muito mais do que cumprir uma exigência da lei, é garantir a segurança de nossos trabalhadores. Temos avançado e já adquirimos e entregamos EPI´s para os funcionários da Educação e estamos renovando os equipamentos da secretaria de Obras,” disse.
Nesta terça-feira (24), houve demostração de combate a incêndio, com interação dos participantes, e do uso de extintores, tudo apresentado pela equipe da coordenadoria da Defesa Civil do município. “Estamos aqui para apresentar, aos participantes da Sipat, Primeiros Socorros Básicos, Noções de Combate a Incêndio e Uso de Extintores”, frisou o coordenador da Defesa Civil, Marcos Alves.
A programação continua, com mesa redonda nesta quarta-feira (25) sobre o uso de substâncias psicoativas, sexo seguro e inseguro e adoecimento no trabalho. Na quinta-feira (26), o tema será acidentes de trânsito voltado para o servidor, com dramatização feita por equipe da Guarda Municipal; e na sexta-feira (27), será a vez da palestra motivacional ‘Construindo um Olhar em Quissamã’ e, fechando a programação, uma oficina de valorização da vida.
Segundo a técnica de segurança de trabalho da Prefeitura e presidente da CIPA 2, Luisa Azevedo Viana, existe um envolvimento grande dos trabalhadores e isso é muito bom, já que o principal objetivo é conscientizar a todos sobre saúde e segurança no trabalho e também sobre a prevenção de acidentes.