Simulado em salvamento encerra o treinamento em primeiros socorros

Um simulado de salvamento em acidente movimentou a área central da cidade na tarde de sábado (5), com o encerramento do curso de Primeiros Socorros, que contou com aula prática. Com os participantes se passando por vítimas e socorristas, a encenação atraiu várias pessoas ao local. Isso foi possível por conta de mais uma parceria do Instituto Federal Fluminense – IFF com o Governo Municipal, oferecendo treinamento a quarenta funcionários da Coordenadoria Especial de Esporte e Juventude, além de alunos do IFF e do Colégio Cenecista, num total de cinqüenta inscritos. Ministrado por equipe da Cruz Vermelha de São Gonçalo, o curso básico foi de 20h. A capacitação teve início na sexta-feira (4), onde todos participaram de aulas teóricas e práticas, no auditório do IFF, e contou com a presença da Prefeita Fátima Pacheco.
Segundo o presidente da Cruz Vermelha de São Gonçalo, Márcio Dias de Araújo, a parceria entre as unidades da instituição é importante, já que visam o lado humanitário. “A nossa parte foi ensinar os primeiros atendimentos a qualquer pessoa que tenha a vontade de aprender e fazer parte dessa equipe, já que a Cruz Vermelha de Quissamã precisa de voluntários para formar sua equipe. E, por isso, estamos prontos a voltar e treinar mais voluntários assim que formos acionados”.
“Acreditamos que, com esse curso inicial de primeiros socorros, vamos dar maior ênfase ao nosso trabalho na cidade e, na seqüência, trazer o curso de socorristas, de 60h, para formar equipes para atendimento às vítimas de acidentes de trânsito, panes elétricas, incêndios, entre outros. E tendo essa equipe treinada, poderemos auxiliar a Defesa Civil e a equipe das ambulâncias do hospital, sempre que necessário”, explicou o coordenador da unidade de Quissamã, Luis Carlos Paes. Segundo ele, quem tiver interesse, basta procurar a Cruz Vermelha e preencher um cadastro e, a partir daí, participar dos treinamentos e dedicar algumas horas por semana ao grupo.
“Saber como agir na hora de um acidente aplicando os primeiros socorros é muito importante e salva vidas. No treinamento, todos puderam atuar e colocar em prática tudo o que foi ensinado na parte teórica com muito realismo, nesta simulação que fizemos na praça. A Cruz Vermelha é uma parceira e tem contribuído com o município”, disse o Coordenador da Defesa Civil de Quissamã, Marcos Alves.
Para o coordenador Cássio Reis, esse treinamento é fundamental para os profissionais da área, já que lidam diariamente com atividades esportivas em que incidentes podem acontecer. “Por isso é necessário que a equipe esteja preparada para atender de imediato a qualquer situação, seja ela uma torção, fratura ou um ataque, evitando que a situação piore. Isso porque as atividades também são desenvolvidas em localidades distantes do município, onde o socorro pode levar algum tempo a chegar”.
De acordo com ele, os participantes são professores de Educação Física, recreadores e também da equipe administrativa, que atuam dentro do ginásio poliesportivo.
Os 41 alunos que cumpriram a carga horária total e foram avaliados na simulação, receberão seus certificados em data a ser divulgada posteriormente pela Cruz Vermelha.