Simulado de acidente marca o Dia do Pedestre

Um simulado de acidente de trânsito mudou a rotina dos moradores da rua Zezinho Pereira, no bairro de Santa Catarina, em Quissamã, na tarde desta quarta-feira (8). A iniciativa fez parte da programação pelo Dia do Pedestre, elaborada pela Escola Professora Maria Ilka de Queirós e Almeida, através do projeto Escola Arteris, e contou com parceria da Guarda Municipal. Durante a ação, que contou com uma equipe de socorristas da Autopista Fluminense, um pedestre, usando, skate, foi atropelado por uma motocicleta, com dois ocupantes. A simulação, com a participação de estudantes do 9º ano e do guarda inspetor Luis Felipe Teixeira, envolveu isolamento da área, socorro e resgate das três vítimas.
Antes do início do simulado, profissionais da Autopista distribuíram a alunos, professores e comunidade, em geral, folhetos com dicas de segurança do Programa Viva Pedestre. O material traz alertas como o risco de caminhar falando ou teclando ao celular, de que rodovia não é local para práticas esportivas, e de que é sempre melhor usar roupas claras para caminhar.
Para a professora Rogéria Márcia Ferreira, orientadora do Segundo Segmento da Escola Maria Ilka e responsável pelas ações articuladas com o Projeto Escola Arteris, a atividade no Dia do Pedestre foi importante na tentativa de conscientizar os jovens sobre os cuidados com a segurança no trânsito. “Este ano, de janeiro a julho, o Hospital Municipal já registrou atendimento a vítimas de 17 acidentes de trânsito com carros de passeio; 77 com motocicletas e 77 com bicicletas. Cerca de 90% dos casos envolvem jovens e precisamos do empenho de todos para mudar esse quadro”, frisou.
Diretora pedagógica da escola, Ariana Couto destacou a força da atividade extraclasse. “Os alunos saem da sala de aula e têm contato com situações da realidade, que são observadas no dia a dia. Nada melhor do que vivenciar, de aprender na prática. Isso pode ser um dos caminhos que levem à conscientização para um trânsito mais seguro”, completou, ressaltando que o simulado foi realizado na rua Zezinho Pereira, pelo fato dela abrigar duas unidades da rede municipal de ensino: a Escola Carlos Roberto Cruz Filippino e o Centro de Educação Infantil Raquel Maria de Queirós Mattoso.