Setor de Fisioterapia conta com novos equipamentos e amplia tratamento

Pacientes do Setor de Fisioterapia do Centro de Saúde agora têm mais opções para reabilitação terapêutica. Na última semana, a Prefeitura de Quissamã, por meio da secretaria municipal de Saúde, entregou novos aparelhos, equipamentos e utensílios médicos para os setores de reabilitação. O investimento foi de R$ 65 mil.

O município adquiriu 30 pares de halteres de 1kg, 2kg e 3kg emborrachados (10 pares de cada), 20 travesseiros, quatro macas tablados, dois espaldares (escada terapêutica de parede), nove overballs de 65cm, um kit de cones coloridos, 30 unidades de mini band elásticos, eletrodos corporal e facial.

Além de 12 eletroestimuladores (tens), cinco ultrassons de 1 e 3mhz, três lasers portáteis, três canetas para laser, dois eletroestimuladores portáteis, 15 infravermelhos de pé, além de fios, e suportes para adaptação no setor.

“A saúde de Quissamã recebe premiação em todos os setores e na fisioterapia não é diferente. Um investimento de quase R$70 mil, com diversos equipamentos novos, que somaram à estrutura do setor para avançarmos cada vez mais. São aparelhos importantes, como os eletroestimuladores, que chegaram para o melhor desenvolvimento do usuário que precisa do tratamento”, comentou o vice-prefeito Marcelo Batista.

Segundo a coordenadora de Fisioterapia, Débora Leaubon, os quase 200 equipamentos garantem a ampliação do atendimento. “São usuários encaminhados por médicos, vindos de alguma fratura, acidentes, então esses equipamentos vão ajudar a melhorar a qualidade de vida. Chegaram cerca de 200 equipamentos, equipamentos menores que serão utilizados nas casas também, sem falar da estrutura do setor em relação à pintura e ar-condicionados em geral”, comentou.

A secretária de Saúde, Milena Viana, destaca que o trabalho passa também pela ampliação da oferta de vagas para tratamento dos pacientes. Só em 2023, foram quase 20 mil atendimentos no setor de fisioterapia, além de entrega de cadeiras de rodas, andadores, muletas, e cadeiras higiênicas aos usuários.

“A gente consegue proporcionar um ótimo atendimento no próprio setor de fisioterapia, em Barra do Furado, no Hospital, em Santa Catarina e nos domicílios. Hoje, a gente tem uma média de 35 pacientes atendidos em suas próprias casas, com uma estrutura muito parecida com a do setor, porque levamos os equipamentos. Existe uma evolução muito positiva. Isso promove a mobilidade, qualidade de vida, então é uma evolução grande que a gestão proporciona para a saúde, especificamente em um setor tão importante”, disse.