Setembro Amarelo: Agente Mirim participa de ação de prevenção suicídio

É preciso falar sobre o suicídio infantil, juvenil e adulto. Esse é o tema do panfleto distribuído pela Secretaria de Saúde da Prefeitura de Quissamã que deu início nesta terça-feira (5), as ações do Setembro Amarelo – mês de prevenção ao suicídio, com palestra para os jovens do Programa Agente Mirim, no auditório, às 8h30 e às 13h30.

Na oportunidade, dezenas de jovens ouviram dicas para manter a saúde mental durante a palestra da psicóloga Fabiana Marins. “Fala de saúde mental, buscar ajuda do ponto de vista emocional é algo que todo mundo pode e deve, sem precisar temer. E mesmo que tenhamos medo de buscar ajuda, que possamos ir com medo mesmo. Porque ter saúde é ter saúde de forma integral: física, emocional e social”, disse a palestrante.

A gerente do Programa Saúde na Escola, Maria Aparecida Barcelos, ressaltou a importância de ações que envolvem diversas abordagens de modo a sensibilizar e alertar ainda mais jovens e adultos para a temática do suicídio. “Quero agradecer as bailarinas, Maira Gomes e Lívia Luz, que iniciaram nosso evento com uma linda performance que falou sobre escuridão, luz e depressão. O Setembro Amarelo é um momento de alerta para amadurecer o nosso emocional”, ressaltou Maria Aparecida.

De acordo com subsecretária de Saúde, Sabrine Pereira, essa é a primeira de uma série de atividades de alerta sobre o suicídio que serão realizadas durante do o mês de setembro com diferentes públicos, a fim de levar informação sobre tratamento e prevenção da Depressão.

Além da palestra, os Agentes Mirins receberam panfletos informativos, assistiram a apresentação de dança e puderam ter suas dúvidas sobre depressão sanadas a partir da “caixa de perguntas” respondidas pela psicóloga Fabiana Marins, que foi construída anteriormente com os participantes por meio do Programa Saúde na Escola.