Alunos do 4º e 5º ano da Escola Municipal Délfica de Carvalho Wagner participaram, nesta terça-feira (26), de uma emocionante sessão de autógrafos do Projeto Navegando na Poesia, realizado pela Associação Raízes em parceria com a Petrobras. O evento foi precedido por uma apresentação teatral para toda a escola, celebrando a criatividade e a expressão artística dos estudantes. A ação, que já contemplou outra escola de Quissamã, visa estimular a leitura, a escrita e a expressão criativa através da poesia. A coordenadora de Gestão Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Marilúzia Massena, marcou presença no evento.
O destaque do dia ficou por conta dos 29 alunos que, após participarem de oficinas literárias ao longo do ano passado, viram suas poesias e desenhos transformarem-se no livro “Vamos brincar de poesia?”. A obra reúne produções autorais que abordam temas como amizade, natureza e cidadania, além de reflexões sobre a importância da educação e da expressão artística.
O diretor administrativo da escola, José Martins Costa, ressaltou o impacto positivo do projeto na formação dos alunos:
“Essa ação vai além da produção literária, instiga os alunos a refletirem sobre questões sociais e a valorizarem a leitura como instrumento de crescimento. Estamos muito felizes com o resultado e com o carinho que os alunos têm por esse projeto,” afirmou José Martins.
A coordenadora de Leitura da Semed, Gilcilene Lourenço, destacou o sucesso da iniciativa:
“É um momento muito emocionante para toda a equipe pedagógica da escola, para os alunos, que se tornam autores e poetas, e para os familiares. Quissamã sempre teve um grande investimento em cultura e leitura, e este ano, a Secretaria Municipal de Educação vai ainda mais além. Estamos implementando um projeto de leitura focado nos espaços dedicados a isso, contemplando toda a rede de ensino. E eu tenho a honra de coordenar essa iniciativa,” declarou Gilcilene.
Durante a sessão de autógrafos, as crianças compartilharam suas experiências e receberam o carinho de familiares e colegas. O evento destacou o poder transformador da educação e da cultura, celebrando o talento literário e a criatividade dos jovens de Quissamã.