Sesi em Ação é sucesso de público e atendimentos

Quase 17 mil atendimentos envolvendo 6.772 pessoas. Os números demonstram o sucesso do “Sesi em Ação”, realizado neste sábado (24), no Ciep Dr. Amílcar Pereira da Silva, no bairro Caxias. O evento, promovido pelo Sistema Firjan e Prefeitura de Quissamã, superou as expectativas dos organizadores ao reunir diversos serviços gratuitos em um mesmo local, de 8h às 15h.
Antes mesmo da abertura dos portões, muitas pessoas já aguardavam na calçada da escola. Um dos primeiros a entrar, o estudante Leonardo Maciel estava interessado na 2ª via da Carteira de Identidade. O comerciário Jorge Barreto buscava informações sobre o Seguro Desemprego. “Aproveitei para conhecer detalhes do Programa de Microcrédito, recentemente lançado no Município. Foi uma manhã proveitosa”, destacou.
A Defensoria Pública fez atendimentos de orientação jurídica e isenção cartorária. O Tribunal de Justiça foi responsável por audiências nas áreas da Infância, Juventude e Idoso, Família e registro civil. A secretaria municipal de Assistência da Social levou uma equipe para avaliar a inclusão de novos cadastros do Programa Bolsa Família.
Com a cota única podendo ser paga até 16 de abril, com desconto de 20%, foi grande a procura pelos carnês do IPTU 2018, no estande da secretaria de Fazenda. As ações desenvolvidas pela Saúde, Agricultura, Educação e Desenvolvimento Econômico também foram acompanhadas de perto pelo excelente público que prestigiou a iniciativa.
Outras atividades aconteceram, simultaneamente, durante toda a ação, como corte de cabelo, pelo Instituto Embelezze; oficinas do Cozinha Brasil, com o preparo de refeições, de baixo custo, aproveitando ao máximo o sabor e os nutrientes dos alimentos; recreação e parque infantil, além de apresentações da Banda de Tambores Ciep 465 e do Grupo Mirim de Jongo de Machadinha.
Durante o evento, a prefeita Fátima Pacheco, o secretário de Educação, Róbisson Serra, e o gerente geral de Negócios da Firjan, Carlos Magno Nascimento, assinaram proposta para implantação do Sesi Matemática no município. Lançado em 2012 e alinhado ao currículo nacional do MEC, o programa associa práticas educacionais modernas à tecnologia para quebrar a resistência e antigos preconceitos de estudantes e professores, e, assim, contribuir na formação de jovens críticos e com raciocínio lógico mais bem aprimorado.
No início da tarde, Fátima acompanhou a realização do casamento comunitário, que envolveu 30 casais. A cerimônia teve participação da centenária Banda Musical União Quissamaense e momentos de muita emoção. “Estou realizando um sonho de 32 anos”, frisou Francisca Lourenço.
A prefeita fez questão de destacar o empenho dos envolvidos na ação deste sábado (24), prestigiada também por vereadores. “Nossas secretarias e coordenadorias se uniram para oferecer o melhor à população. A equipe do Sesi foi incansável e o resultado não poderia ser outro. Todos estão de parabéns pelo excelente trabalho feito em conjunto”, completou.