Rua Conde de Araruama, 425 – Centro Quissamã – RJ – Cep: 28.735-000

Secretarias

Nota Fiscal

Transparência

Diário Oficial

Serviços

Ouvidoria e E-sic

Tempo Agora

  • Home
  • Servidores participam de atividade pelo Dia Mundial da Saúde

Servidores participam de atividade pelo Dia Mundial da Saúde

A alimentação saudável e cuidados com a saúde foram tema de atividade na tarde desta terça-feira (9), no hall da Prefeitura de Quissamã. A ação, envolvendo servidores, fez parte da programação do Dia Mundial da Saúde, comemorado em 7 de abril, e foi desenvolvida pela nutricionista do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) Sara Santos Pessanha Barcelos e pela equipe do Programa de Tuberculose e Hanseníase, que tem a enfermeira Ruth Méia Nunes como coordenadora. A iniciativa destacou a importância da alimentação saudável para uma melhor qualidade de vida e alertou sobre os principais sintomas das doenças.
Na oportunidade, os servidores degustaram frutas, sucos, saladas de frutas e aprenderam sobre os benefícios dos alimentos naturais, conhecendo os 10 passos para uma alimentação saudável. “Foi um momento dedicado aos cuidados com a saúde e incentivo ao consumo de alimentos naturais. Aproveitamos para distribuir cópias com os 10 passos para uma alimentação saudável. O guia foi elaborado pelo Ministério da Saúde”, explicou a nutricionista.
Ruth Méia Nunes abordou os sintomas da tuberculose e da hanseníase, formas de transmissão e cuidados que a população deve ter. “Percebendo qualquer sintoma, a pessoa deve procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima”, disse.
A tuberculose é uma doença causada por uma bactéria que atinge principalmente os pulmões, mas também pode ocorrer em outras partes do corpo, tais como ossos e rins. O tratamento é realizado com medicamentos distribuídos pela rede pública de saúde, sem custo ao paciente.
Já a hanseníase é uma doença transmitida por um micróbio (bacilo de Hansen), que afeta principalmente a pele e os nervos da face, dos braços, das mãos, pernas e pés. Seu tratamento pode durar de seis meses a um ano e é feito através da combinação de medicamentos seguros e eficazes, disponibilizados gratuitamente nas unidades de saúde.

Galeria de Fotos

cadastro enviado com sucesso

Seu Cadastro foi enviado com sucesso e será analisado por nossa equipe.