Rua Conde de Araruama, 425 – Centro Quissamã – RJ – Cep: 28.735-000

Secretarias

Nota Fiscal

Transparência

Diário Oficial

Serviços

Ouvidoria e E-sic

Tempo Agora

  • Home
  • Serviço de Equoterapia selecionado para mostra Brasil, aqui tem SUS

Serviço de Equoterapia selecionado para mostra Brasil, aqui tem SUS

Após o reconhecimento do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Rio de Janeiro (COSEMS) como experiência bem-sucedida no SUS, o Serviço de Equoterapia da Secretaria de Saúde de Quissamã vai participar da 16ª Mostra ‘Brasil, aqui tem SUS’, que acontecerá dentro do XXXV Congresso Conasems, em Brasília.
Sob o título ‘O Serviço de Equoterapia como dispositivo de reabilitação na rede assistencial pública de saúde no município de Quissamã – RJ’, o trabalho será apresentado pelo seu autor, o coordenador geral de Saúde Mental, Danilo Melchiades. São coautores do projeto o fisioterapeuta Cristiano Borba e a Dra. Delba Barros.
“A Equoterapia é um método terapêutico que utiliza o cavalo dentro das áreas de educação, saúde e equitação, potencializando o desenvolvimento biopsicossocial do praticante e seus familiares. A Equoterapia já é reconhecida cientificamente pelo Conselho Federal de Medicina (1997), pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (2008) e em 09/04/2019 foi aprovado pelo Plenário do Senado a regulamentação como método de reabilitação de pessoas com deficiência”, explicou Danilo. Falou ainda que este reconhecimento é importante para a gestão pública, para os profissionais mas, sobretudo, para o público a que se destina.
Segundo ele é observada melhora na qualidade de vida, na autoestima, no controle emocional, desenvolvimento psicomotor, relaxamento, melhores aspectos físicos e globais. Atualmente a equipe de Equoterapia é composta por psicóloga, fisioterapeuta e equitadora, atendendo 30 pr
aticantes com diversas patologias.
No total foram inscritas 500 experiências exitosas, advindas de todos os estados. As apresentações orais dos autores acontecerão nos dias 2 e 3 de julho, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. A cerimônia de premiação acontecerá na noite do dia 4 e o melhor trabalho por região receberá prêmio no valor de R$ 10 mil. O melhor por estado será registrado em um vídeo para a 4ª temporada dos Webdocs Brasil, aqui tem SUS”, e os outros premiados por tema e sala receberão medalhas e certificados. Ainda em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), será selecionado o melhor na categoria Atenção Básica para receber o Prêmio Atenção Primária Forte: Caminho para a Saúde Universal.

Galeria de Fotos

cadastro enviado com sucesso

Seu Cadastro foi enviado com sucesso e será analisado por nossa equipe.